Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Caderno B

PRIMEIRA EMPRESA A ADERIR LEI DE INCENTIVO DOA R$ 580 MIL PARA CULTURA

Equatorial Alagoas afirma que dinheiro será destinado à promoção de editais e projetos culturais

Por MAYLSON HONORATO/ COM ASSESSORIA | Edição do dia 11/07/2020

Matéria atualizada em 11/07/2020 às 06h00

Regulamentada recentemente, Lei de Incentivo deve impulsionar produção cultural local
Regulamentada recentemente, Lei de Incentivo deve impulsionar produção cultural local - Foto: Joao Erisson
 

Com a implementação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que viabiliza fomento privado ao setor artístico e cultural alagoano, a Equatorial Energia anunciou o investimento de R$ 580 mil, que será destinado à execução de ações culturais. A empresa é a primeira a aderir ao mecanismo, que é administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL). De acordo com a divulgação oficial da Equatorial sobre a doação, a empresa é motivada por uma percepção de que o estado não vive somente do turismo de lazer. “Há riquezas culturais, além sol e mar, que vão de talentos musicais a folguedos e manifestações folclóricas. É com essa visão que a Distribuidora de energia se tornou a primeira empresa a aderir a Lei Estadual de Incentivo à Cultura para fomentar ainda mais as atividades artísticas”, diz trecho do texto publicado no site da empresa.

“Muito mais que levar energia e atendimento com qualidade, queremos contribuir com a transformação dos territórios onde atuamos. Investir em cultura é valorizar as raízes e identidade de um povo e queremos fazer isso por meio de apoio às produções artísticas locais” afirmou Sérgio Valinho, diretor de Operações da Equatorial. Ele representou a Equatorial em reunião realizada na última terça-feira (07), quando foi formalizada a parceria entre a Distribuidora e o Governo do Estado. O grupo Equatorial já fomenta cultura há mais de dez anos. Começou pelo Maranhão, depois no Pará e agora começa no Piauí e Alagoas fechando os quatro estados onde a empresa atua com distribuição de energia elétrica. Com a doação realizada pela Equatorial, a Secult tem a expectativa de desenvolver quatro projetos apresentados durante a reunião: o IV Festival Em Cantos de Alagoas, o I Festival Sururu, ações de apoio aos folguedos, no mês do Folclore, e a publicação de editais culturais. O superintendente de apoio à produção cultural, Paulo Poeta, destacou a relevância desse momento, que é a primeira edição da Lei de Incentivo à Cultura em Alagoas. “A Equatorial é uma empresa grande e isso vai servir de estímulo para que outras empresas tomem essa iniciativa de investir em cultura. É um caminho que estamos começando agora e esse apoio é muito importante”, disse Poeta.


LEI ESTADUAL DE INCENTIVO

Lei Estadual de Incentivo à Cultura - A lei possibilita apoio às iniciativas culturais realizadas em Alagoas e as regras para utilização e aplicação foram publicadas pelo Governo do Estado, em maio deste ano com as Instruções Normativas 14ª e 16ª. A regulamentação permite que contribuições de empresas possam ser deduzidas no imposto estadual. É permitido pelas instituições privadas o limite correspondente a 0,3% da arrecadação anual do ICMS relativa ao exercício anterior ao ano vigente.

Mais matérias desta edição