Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Fórum

LIRA TRAZ PARA MACEIÓ REUNIÃO DE MULHERES PARLAMENTARES DO P20

Encontro reunirá no mês de julho integrantes dos parlamentos de países desenvolvidos e emergentes

Por Rayssa Cavalcante | Edição do dia 28/03/2024

Matéria atualizada em 28/03/2024 às 04h00

A capital alagoana vai ser sede da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 (grupo integrante do G20, fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 e formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes e, também, pela União Europeia. O evento deve ocorrer em julho de 2024. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27).

A realização da reunião é articulada pelo Presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, que atua na presidência do P20, colegiado dos parlamentos dos 19 países do bloco G20.

Arthur Lira destacou que é uma honra trazer para Maceió os membros de parlamentos nacionais, parlamentos internacionais e organismos internacionais, como a ONU e a União Inter-Parlamentar.

“Tenho defendido na Câmara, durante nosso mandato à frente da Casa, a bandeira da representatividade feminina e da presença das mulheres brasileiras nos postos de comando e nas esferas decisórias da política. Esta 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 será uma oportunidade ímpar na busca por este ideal indispensável e cidadão”, disse o deputado federal. “É uma honra para nossa Maceió, e para o estado de Alagoas, sediar esse evento com membros de parlamentos nacionais, parlamentos internacionais e organismos internacionais como a ONU e a União Inter-Parlamentar”.

Uma reunião entre Arthur Lira e o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Tavares Correia, acompanhado do embaixador cabo-verdiano José Pedro Chantre D’Oliveira, foi realizada na residência oficial da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, Arthur Lira entregou aos líderes africanos os convites para a reunião em Maceió e dialogou sobre prioridades da pauta legislativa, além de falar sobre a situação política no arquipélago e as próximas eleições municipais no Brasil.

COOPERAÇÃO

O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 e formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes e, também, pela União Europeia.

Já o P20 é o grupo que reúne os parlamentos desses países. A expectativa é de receber em Maceió de mais de 40 presidentes e representantes de Câmaras, Senados e Assembleias Nacionais das maiores potências mundiais, especialmente de suas bancadas femininas.

Mais matérias desta edição