Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Pandemia

PROPOSTA PREVÊ RETOMADA DA ECONOMIA DE ALAGOAS EM 5 ETAPAS

Próximo passo permite a abertura de estabelecimentos comerciais ‘de rua’ com até 400 m² de área

Por luan oliveira | Edição do dia 04/06/2020

Matéria atualizada em 04/06/2020 às 08h02

Na 1ª fase, estabelecimentos devem obrigar uso de máscara de clientes e colaboradores
Na 1ª fase, estabelecimentos devem obrigar uso de máscara de clientes e colaboradores | Ailton Cruz ;© Ailton Cruz

Um plano de reabertura econômica gradual foi esboçado em reunião desta terça-feira (02) por grupos de trabalho criados pelo governo de Alagoas. O primeiro rascunho elaborado pelos grupos é dividido em cinco fases, com diferentes setores inclusos em cada uma. Normas rígidas de higienização e distanciamento foram designadas e ficam presentes até na última fase. As fases são divididas por cores: vermelha, laranja, amarela, verde e branca – representando os diferentes passos. Atualmente, o estado se encontra na vermelha, com serviços essenciais somente. O próximo passo, a fase laranja, permite abertura de estabelecimentos comerciais ‘de rua’ com até 400m² de área, em horário limitado, salões de beleza e barbearias e templos, com normas rígidas de distanciamento social e higienização dos ambientes. As medidas foram estruturadas por Grupos de Trabalho (GTs) criados por portaria estadual. Os grupos são coordenados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Gabinete Civil e pela Prefeitura de Maceió. Apesar de não contar com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o governo diz que as normas seguem recomendações da Vigilância Sanitária e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na primeira fase, estabelecimentos deverão obrigar o uso de máscara de clientes e colaboradores, utilização de álcool em gel, higienização de sapatos e distanciamento social, além de medidas de hábito de trabalho, como dispositivos compartilhados (telefones, headsets etc). O funcionário que atende o cliente, como um caixa, deve estar protegido por uma barreira. Essas medidas ficam presentes em todo o plano – até na fase branca. Salões de beleza terão de atender por agendamento, com intervalo de 30 minutos entre os clientes e higienização dos espaços, além de quadro de funcionários reduzido pela metade e distancia nas estações de trabalho. Home centers também abrem aqui, e seguem as mesmas regras que os supermercados, com aferição de temperatura obrigatória. Acima dos 37,7ºC, clientes e colaboradores devem ser instruídos a voltarem para casa. Meios de hospedagem devem proibir compartilhamento de canetas, desinfecção do quarto entre hóspedes e troca de filtros de ar condicionado. Serviço de quarto e self-service ficam vedados. Já nos templos, a lotação fica limitada em porcentagem ainda não definida. Bancos devem ser reordenados e marcados para garantir o distanciamento. Espaços kids e aparelhos de consagração coletiva, como água benta, ficam bloqueados. A fase amarela expande o definido na fase anterior, com maior lotação permitida nos estabelecimentos. Lojas de rua acima de 400m² ficam autorizadas a abrir, e shopping centers voltam a funcionar, com cinemas fechados. Festas de abertura de shopping, como a que ocorreu em Blumenau (SC), ficam proibidas.

Estabelecimentos comerciais na orla de rios, lagoas e praias ficam proibidos, inclusive bares e restaurantes. Nos shoppings, self-service não deve ocorrer, sendo feito o prato por funcionário devidamente paramentado. Cardápios devem ser adequados de forma a serem higienizados. Bandejas devem ser evitadas. Nos bares e restaurantes, é recomendado o uso de face shields, escudos de plástico que cobrem a totalidade do rosto, para colaboradores. O agendamento é recomendado para evitar aglomerações de clientes em horários de pico e a mercadoria deve ser recebida em uma área separada, para ser higienizada e então ser encaminhada à cozinha. Na fase verde, a lotação das atividades anteriores é expandida, com o acréscimo da abertura de academias, receptivos e transportadoras turísticas, comércios nas orlas e transporte intermunicipal. O mais restringido é o de academias, onde deve haver três fechamentos por dia de meia hora para higienização. No transporte intermunicipal, que só agora passa a ser permitido, fica vedado o uso de ar condicionado e a higienização a cada viagem. Receptivos e transportadoras turísticas devem higienizar bagagens, lotação máxima de 70% e, preferencialmente, atender grupos ‘exclusivos’, não misturando estranhos de origens distintas. Na fase branca, os estabelecimentos ficam liberados para funcionar em suas lotações máximas. Máscaras, álcool em gel, higienização frequente, distanciamento social e o fim do hábito de compartilhar objetos de trabalho, contudo, seguirão mandatórios por um bom tempo.

* Sob supervisão da editoria de Economia.

Mais matérias desta edição