Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Cidades

COVID: 86,7% DOS TESTES RÁPIDOS DERAM NEGATIVOS EM SETEMBRO

Dados se referem a exames contabilizados pela Unidades de Referência em Síndrome Gripal de Maceió

Por william makaisy | Edição do dia 26/09/2020

Matéria atualizada em 26/09/2020 às 06h00

| g1

O cumprimento das medidas de distanciamento social e das medidas sanitárias de proteção e saúde em Alagoas, tais como uso de máscaras, álcool em gel e face shields estão mostrando seus resultados através das testagens para o coronavírus na capital. Em Maceió, dos 963 testes rápidos realizados em setembro, 128 foram positivos e 835 negativos, totalizando 86,7% do total. Em agosto, o número de negativos correspondia a 85,2%. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contabilizados a partir dos atendimentos nas Unidades de Referência em Síndrome Gripal na capital, em setembro, contabilizaram, nos testes rápidos, 86,7% resultados negativos. Já nos testes do tipo RT-PCR, que busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico, foram realizados 343 em Maceió, sendo desses, 18 positivos, 34 em análise e 291 negativos. Vale reforçar que os testes do tipo RT-PCR, tidos como padrão de referência e devem ser realizados no início da doença, são feitos pela SMS e são analisados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsáveis pela divulgação do resultado. Já em agosto, foram realizados na capital alagoana 1957 testes rápidos, tendo 293 resultados positivos e 1.664 negativos, sendo 85,2% do total. Já os testes do tipo RT-PCR foram realizados 147 e deles apenas um teve o resultado positivo, 142 negativos e os outros quatro ainda aguardam resultado ser divulgado pela Sesau. A SMS informou ainda que, no que tange à realização de cada tipo de teste, os critérios são decididos mediante avaliação médica de cada paciente. “Em Maceió são realizados testes rápidos e RT-PCR, de acordo com a avaliação médica de cada paciente atendido nas unidades de referência em síndrome gripal. Já no Laclim, são realizados testes dos usuários que vão passar por procedimentos cirúrgicos”, pontuou a assessoria da pasta.

ORIENTAÇÕES E FISCALIZAÇÃO

No que tange à orientação e as fiscalizações dos pacientes atendidos nas dependências da capital alagoana, o órgão explicou que os usuários que apresentam síndrome gripal, tendo o resultado positivo ou não nos testes, são tratados e monitorados nas unidades de referência em síndrome gripal. Nesses locais, os profissionais orientam sobre os cuidados que devem ser tomados, prescrevem medicações e solicitam exames de acordo com cada caso. Salientou também que uma equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde fica responsável por fiscalizar durante todo o processo de recuperação dos alagoanos, monitorando todos aqueles na capital que testarem positivo para o novo coronavírus, até que se cumpra o período de isolamento e os sintomas desapareçam.

SESAU

No que diz respeito aos testes aplicados em todo o Estado, de acordo com o balanço divulgado na quinta-feira (10) pela Sesau, desde o início da pandemia da Covid-19 até a quarta-feira (9), as Centrais de Triagem localizadas em Arapiraca e Maceió já testaram 53.999 pessoas para o novo coronavírus. Desse montante, 16.052 estavam contaminadas. Das três Centrais de Triagem para a Covid-19, a localizada no Ginásio do Sesi, em Maceió, registrou o maior número de testagens realizadas. Desde a sua inauguração, em 14 de abril deste ano, em meio a pandemia, foram 22.691 pessoas testadas e 5.158 resultados positivos. A unidade funciona durante todos os dias da semana, das 7h às 19h. Logo em seguida, ocupando o segundo lugar, aparece a Central de Triagem situada em Arapiraca, localizada no Ginásio João Paulo II. Segundo dados disponibilizados, 16.194 pessoas foram submetidas a testagem rápida para a doença provocada pelo novo coronavírus e 5.809 tiveram a confirmação de que estavam infectadas. A unidade permanece funcionando também durante todos os dias da semana, 24 horas por dia. Já a Central de Triagem situada no Shopping Pátio Maceió, na parte alta de Maceió, na pista de acesso ao bairro do Benedito Bentes, aplicou 15.114 testes desde 18 de maio deste ano, quando foi inaugurada. A unidade funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h e, no total, contabilizou 5.085 casos positivos de Covid-19. A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que, não teria como levantar os dados referentes a setembro em todo o estado, uma vez que os teste rápidos são feitos diariamente nas três Centrais de Triagem estaduais, além, claro, dos testes de RT-PCR. Porém, salientou que o número de negativos vem crescendo exponencialmente.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.”

Mais matérias desta edição