Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Cidades

MACEIÓ COMEÇA A VACINAR PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NESTE SÁBADO

Na sexta-feira, Alagoas recebeu 32.800 novas doses da Coronavac e 48.750 da Astrazeca

Por Hebert Borges | Edição do dia 17/04/2021

Matéria atualizada em 17/04/2021 às 04h00

| agencia alagoas

Com a chegada de novas doses de vacinas contra a Covid na sexta-feira, a Prefeitura de Maceió retoma neste sábado (17) a vacinação e começará a imunizar pessoas com síndrome de Down na faixa etária de 18 a 59 anos. Os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 34 anos ou mais também poderão ser vacinados. Já no domingo (17), a capital começa a vacinação das pessoas com as demais comorbidades definidas como prioritárias no Plano Nacional de Imunização e que tenham 59 anos ou mais. Entre as doenças pré-existentes, os doentes renais crônicos em diálise receberão as doses independentemente da idade nos locais onde realizam tratamento, de acordo com agendamento do hospital, junto ao setor de imunização. Os maceioenses que precisam receber a segunda dose continuam se vacinando para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19.

A vacinação ocorre nos oito pontos instalados em Maceió, que são: drive-thrus do estacionamento de Jaraguá e da Justiça Federal (Serraria) e os pontos fixos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Pátio Shopping (Benedito Bentes), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Praça do Terminal do Osman Loureiro, área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Papódromo (Vergel do Lago), das 9h às 16h.


DOCUMENTOS

Além de documento com foto e CPF, para efeitos de comprovação da comorbidade alegada, as equipes da SMS poderão considerar a apresentação de quaisquer prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização; exames específicos que estabelecem o diagnóstico, relatório médico, receitas para terapêutica específica de condições descritas e cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde. Os documentos devem ter original e cópia.


VACINA

Alagoas recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (16). Dessa vez, o quantitativo de CoronaVac e AstraZeneca totalizam 81.550 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A 13ª remessa recebida no Estado conta com 32.800 doses de CoronaVac e 48.750 de Astrazeneca, que serão utilizadas para dar continuidade à vacinação dos profissionais de saúde e iniciar a imunização de pessoas com comorbidades.

Após serem descarregadas no aeroporto, as vacinas foram encaminhadas para o prédio sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Na unidade, os imunizantes serão cadastrados e armazenados na câmara fria. As doses de vacinas contra a Covid-19 foram armazenadas na Câmara Fria do PNI em Maceió, serão cadastras e distribuídas aos 102 municípios. Depois desse procedimento, as doses serão enviadas para os Centros Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizados em Maceió e em Arapiraca. Nessas unidades, elas ficarão disponíveis para os 102 municípios alagoanos fazerem a retirada. Para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem as novas doses da vacina e os insumos, é necessário fazer a solicitação previamente, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Na Central de Distribuição de Arapiraca o contato deve ser realizado pelo telefone (82) 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com. Já na Central de Distribuição de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com.

Mais matérias desta edição