Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

PALMEIRA DOS ÍNDIOS: GRANDE NÚMERO DE JACARÉS EM LAGO PREOCUPA PREFEITURA

Devido a uma grande quantidade de jacarés no Lago Goiti, localizado na cidade de Palmeira dos Índios, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi), e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza

Por Clariza Santos | Edição do dia 24/09/2021

Matéria atualizada em 24/09/2021 às 04h00

| Assessoria

Devido a uma grande quantidade de jacarés no Lago Goiti, localizado na cidade de Palmeira dos Índios, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi), e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizaram, nessa quarta-feira (22), uma visita ao açude, buscando avaliar quais medidas devem ser adotadas pela prefeitura para minimizar o impacto da intervenção sobre os jacarés e fazer o controle da população local. O aumento no número desses animais se deu após a diminuição do nível da água, em razão de obras de revitalização realizada, e que, de acordo com a prefeitura, possuíam um caráter especial para a execução das intervenções de engenharia.

ILHA

A bióloga do IMA Gabriela Gama explica a situação encontrada na localidade. “Após vistoria no local, verificamos que os jacarés estão mais agrupados em uma ilha próxima à ponte, onde estão habituados com a presença humana devido ao fornecimento de alimentos pela população local, como restos de frango provenientes do abate em avícolas da região. Os animais, certamente, já habitavam o açude, que possuía um maior nível de água e mais área para circularem. Com o rebaixamento do nível da água, o ambiente aquático disponível para os animais diminuiu, dando a impressão de um aumento de densidade, ou seja, o número de animais visualizados por área”.

Mais matérias desta edição