Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Cidades

MPAL VAI PEDIR CONDENAÇÃO DE PM POR MORTE DE IRMÃOS NO VILLAGE

Está marcado para hoje julgamento do acusado de assassinar jovens com deficiência intelectual e pedreiro

Por regina carvalho | Edição do dia 25/11/2021

Matéria atualizada em 25/11/2021 às 04h00

| Reprodução /Acervo pessoal

Na véspera do julgamento do policial militar acusado de matar os irmãos Josivaldo Ferreira Aleixo e Josenildo Ferreira Aleixo (ambos com deficiência intelectual), além do pedreiro Reinaldo da Silva, caso ocorrido em março de 2016, a promotora Adilza Inácio de Freitas, da 42ª Promotoria de Justiça da Capital, defendeu a condenação de Johnerson Simões Marcelino.

Ela chamou a atenção para a gravidade do crime e afirmou que pedirá a condenação do PM por crime de homicídio triplamente qualificado e homicídio culposo. O julgamento do réu acusado de matar os irmãos ocorre hoje. O crime também vitimou o pedreiro Reinaldo da Silva Ferreira, que estava do outro lado da rua, no Conjunto Village Campestre, parte alta de Maceió.

O denunciado é o policial militar Johnerson Simões Marcelino, que também é investigado por tentar implantar provas contra as vítimas na cena do crime. “Em todas as Instituições, há maus e bons profissionais. Na Polícia Militar de Alagoas, não seria diferente. Os dois irmãos, ambos pessoas de deficiência intelectual, no momento da abordagem, atenderam a ordem para revista, mas foram agredidos violentamente e executados no local. Por erro na execução do assassinato deles, o acusado também matou uma outra pessoa, Reinaldo, trabalhador que exercia a profissão de pedreiro. O réu ainda implantou no local do crime uma arma de fogo e munições como se pertencessem aos irmãos. Mas, testemunhas que presenciaram a barbárie disseram que eles estavam desarmados”, declarou a promotora Adilza Freitas.

De acordo com a integrante do Ministério Público Estadual (MPE), após a execução do crime, o policial militar Johnerson Simões Marcelino colocou os dois irmãos feridos na mala da viatura e, depois de trafegar alguns metros com as vítimas dentro do carro, retornou à cena do assassinato para recolher as cápsulas dos projéteis deflagrados.

“Indaga-se: o que era mais importante para o acusado naquele momento, salvar as vítimas ou recolher as cápsulas?”, questiona a promotora. “O Ministério Público pedirá a condenação do acusado por crime de homicídio triplamente qualificado, por incidir no caso concreto as circunstâncias qualificadoras do motivo fútil, uso de emprego de meio que resultou perigo comum e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. E ainda devendo ser condenado por fraude processual”, finaliza.

O MPAL também pedirá a condenação do PM por homicídio culposo contra a vítima Reinaldo. O júri está marcado para ocorrer nesta quinta, às 8h, no Fórum de Maceió, no Barro Duro.

Mais matérias desta edição