Maceió,
Nº 5693
Cidades

FIOCRUZ APONTA SINAL DE NOVA ALTA DE SRAG EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS GREYCE BERNARDINO REPÓRTER NOVO BOLETIM INFOGRIPE DA FIOCRUZ, DIVULGADO NA SEXTA-FEIRA (20), MOSTRA QUE OS CASOS DE SARS-COV-2 (COVID-19) VOLTARAM A PREDOMINAR ENTRE AS OCORRÊNCIAS COM RESULTADO LABORATORIAL POSITIVO PARA VÍRUS RESPIRATÓRIOS E QUE, ATUALMENTE, CORRESPONDEM A 41,8% DOS CASOS, REGISTRADOS NAS ÚLTIMAS QUATRO SEMANAS EPIDEMIOLÓGICAS. ALAGOAS E OUTROS 17 ESTADOS APRESENTAM SINAL DE CRESCIMENTO NA TENDÊNCIA DE LONG

Novo boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado na sexta-feira (20), mostra que os casos de Sars-CoV-2 (Covid-19) voltaram a predominar entre as ocorrências com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios e que, atualmente, correspondem a 41,8%

Por greyce bernardino | Edição do dia 21/05/2022

Matéria atualizada em 21/05/2022 às 04h00

| : Divulgação

Novo boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado na sexta-feira (20), mostra que os casos de Sars-CoV-2 (Covid-19) voltaram a predominar entre as ocorrências com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios e que, atualmente, correspondem a 41,8% dos casos, registrados nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

Alagoas e outros 17 estados apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo ((últimas 6 semanas) de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Assim, no momento, a Covid-19 ressurge como a principal causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre os resultados positivos de SRAG.

Os registros associados ao metapneumovírus também apresentam crescimento, principalmente na população infantil de 0 a 4 anos”, destaca o boletim. A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 19, período de 8 a 14 de maio e destaca que 35% do total de casos de SRAG (36,5%) são de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que atinge fundamentalmente crianças pequenas.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre as notificações com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,2% para Influenza A; 0,4% para Influenza B; 36,5% para VSR; e 41,8% para Sars-CoV-2. Em relação aos óbitos, a presença destes vírus entre os casos positivos foi de 4,6% para Influenza A; 0,7% para Influenza B; 6,6% para VSR; e 79,5% para Sars-CoV-2.

Diante do novo cenário, que aponta aumento de casos de SRAG na população adulta, o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, recomenda atenção especial na rede laboratorial de todo o território nacional para que haja identificação adequada de qual(is) vírus está(ão) associados a essa mudança de tendência recente, “em particular para diferenciação entre casos de SarsCoV-2 e Influenza”.

A curva nacional, como apontado na atualização da SE 17, mantém sinal de crescimento de SRAG nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas). A estimativa é que foram notificados 5,5 (4,8 – 6,4) mil casos na semana 19. Em nível nacional, os dados indicam crescimento no número de casos semanais de SRAG em todas as faixas etárias da população adulta.

Nas crianças e adolescentes, observa-se manutenção do sinal de estabilização - em patamar elevado - nas faixas etárias de 0 a 4 e 5 a 11 anos. No grupo de 0 a 4 anos, os casos seguem fundamentalmente associados ao VSR.

Mais matérias desta edição