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Dieta

NUTRICIONISTA EXPLICA COMO EVITAR O GANHO DE PESO NO INVERNO

Com a alta do consumo de alimentos mais calóricos, é preciso cuidado na hora de escolher ingredientes

Por Jobison Barros | Edição do dia 01/07/2022

Matéria atualizada em 30/06/2022 às 19h39

Opte por saladas preparadas no vapor, que trazem a sensação aconchegante do quentinho
Opte por saladas preparadas no vapor, que trazem a sensação aconchegante do quentinho | Arquivo GA

Massas, molhos cremosos, vinhos, fondue. No inverno, a vontade de comer algo bem gostoso durante os dias frios acaba falando mais alto. Por isso, ganhar peso durante esta estação acaba se tornando um problema comum. Com mais tempo em casa, acabamos cedendo às tentações de nossas guloseimas prediletas. A nutricionista do Sistema Hapvida Maceió e mestre em Nutrição Clínica, Icléa Rocha, explica que é preciso ficar atento na hora de escolher os ingredientes da dieta e ressalta: manter uma alimentação saudável é possível e necessário durante todos os meses do ano. Mudança de apetite, carência de vitaminas, baixa temperatura corporal, ambiente familiar. A profissional explica que são muitos os fatores que podem contribuir para o ganho de peso no inverno. “As pessoas tendem a comer mais por ser uma época mais convidativa a estar em casa. Nos momentos livres, à vontade e com a família, tudo acaba girando em torno da mesa, que traduz partilha, não só do alimento, mas de experiências, sentimentos e convívio”, diz. Os dias mais curtos, nublados e sombrios, além da luz solar reduzida, também podem causar o desequilíbrio de substâncias químicas chamadas neurotransmissores, especialmente a serotonina, que afeta o humor, sono e disposição.

O MITO DO GASTO ENERGÉTICO

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é verdade que o metabolismo desacelera ou fique mais lento durante o inverno. “É um mito. Na verdade, é comum o metabolismo acelerar porque o nosso corpo precisa gastar mais energia para ficar aquecido. No entanto, também aumentamos o gasto calórico, o que gera o aumento do apetite. É por isso que precisamos tomar cuidado, pois a nossa tendência natural é escolher alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples, o que pode gerar ganho de peso indesejado”, reforça a nutricionista do Sistema Hapvida Maceió. Icléa Rocha reforça que a prática regular de exercícios físicos é essencial durante a estação e complementa: “Além dos seus inúmeros benefícios à saúde, a atividade física nos dá mais disposição e é uma ótima forma de aquecer o corpo. Além disso, não podemos nos esquecer de caprichar na hidratação, para não confundir sede com fome”.

DICAS

Aposte no consumo de chás, além de sopas e caldos que podem ser compostos por vegetais diversos e carnes magras; Opte por saladas preparadas no vapor, que trazem novamente a sensação aconchegante do quentinho. Vale consumir acelga, couve, espinafre e repolho;

Para não deixar as frutas de lado, a dica é aquecê-las ou consumi-las grelhadas ou assadas no forno. Se a vontade de comer doce apertar, prepare um mingau de aveia com banana ou maçã em fatias e adicione canela para finalizar.

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