Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5844
Policiamento

REFORÇO DA SEGURANÇA NA ORLA TRAZ ALÍVIO PARA O SETOR TURÍSTICO

Pelo menos 15 agentes do Ronda no Bairro estão atuando na Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas

Por Regina Carvalho | Edição do dia 12/07/2024

Matéria atualizada em 12/07/2024 às 22h15

Em um das mais belas orlas do País, uma das preocupações é a segurança. Evitar crimes nos bairros que têm como atrativo as praias e o entorno delas fortalece o turismo, o comércio local, os empreendimentos erguidos na região e garante trabalho. Todos ganham quando é possível caminhar em paz, sem risco de se tornar vítima da criminalidade.

Pensando dessa forma é que empresários, entidades e integrantes da segurança pública traçaram estratégia para que a violência não reine na área nobre da capital.

Marcus Batalha, presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL), destaca que o reforço na segurança é muito importante. “É importante não só para o cidadão maceioense e alagoano que aqui reside, assim como os empresários que decidiram investir também por aqui, como para os turistas que escolheram Maceió e Alagoas para vir passear e conhecer”.

Para impedir casos de violência é que desde o último dia 8, o Ronda no Bairro – formado por integrantes e ex-integrantes da segurança pública – reforça suas ações na região. Pelo menos 15 agentes estão atuando nas ruas adjacentes dos bairros de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

“Com certeza vai trazer mais sensação de segurança, esperamos que coíba e iniba a ação desses meliantes que vem fazendo alguns furtos e alguns arrombamentos nessa parte turística da cidade, então estamos esperançosos de que essa ação venha a dar um resultado positivo”, acrescenta Marcus Batalha.

Desde a última segunda-feira (8), os agentes operacionais do Ronda no Bairro passaram a patrulhar a região da orla das 17h30 à meia-noite, todos os dias da semana. “Esse reforço se faz necessário, diante do aumento da ocorrência de alguns crimes nessa região, que já foi mapeada e identificados os pontos de maior vulnerabilidade, atendendo não só o setor hoteleiro, como os comerciantes da região”, esclarece o superintendente do Ronda no Bairro, coronel PM Cícero Silva.

De acordo com o superintendente do Ronda, a estratégia implementada promove sensação de segurança não só aos turistas que visitam a capital alagoana, como também, os alagoanos. Ainda de acordo com o planejamento, as viaturas vão ficar circulando constantemente pelas ruas adjacentes e com o apoio também das guarnições de motos que já fazem esse trabalho há algum tempo.

“A orla marítima e região são áreas muito movimentadas, o ano todo, com um volume maior na alta estação. Então esse reforço da segurança pública se faz pertinente e de grande necessidade, tanto para o turista que vem nos visitar, que queremos que saia daqui com a melhor impressão possível, para voltar, para promover nosso destino, como para a própria população”, afirma Gabriel Cedrim, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL).

Gabriel Cedrim analisa que a reunião junto com o governo do Estado, ocorrida na primeira semana de julho, foi um momento importante para o setor e a sociedade alagoana. “Foi importante para construirmos estratégias que contribuam para a segurança nos bairros turísticos, que tanto geram emprego e renda para nossa cidade, e juntos, vamos encontrando soluções para termos um lugar seguro para nossos turistas e nossa população”, finaliza o presidente da ABIH/AL.

Mais matérias desta edição