“A Gazeta FM faz parte da minha vida, ouço todos os dias e isso me faz muito bem. Muito obrigado por existir e pelos 40 anos de existência”. Assim define Givaldo Bento, morador do Povoado Tabela, sua relação com a emissora em Arapiraca. Cego, ele é um dos milhares de ouvintes fiéis que encontram na Gazeta uma companhia diária indispensável há quatro décadas.
Logo nas primeiras horas do dia, os arapiraquenses e comunidades do Agreste, Baixo São Francisco e Sertão alagoano acordam ao som da Gazeta FM Arapiraca. A emissora, que completou 40 anos nessa sexta-feira (15), é a maior referência em informação, música e interação com os ouvintes, oferecendo notícias com qualidade, sobre os acontecimentos de Arapiraca, de Alagoas, do Brasil e do mundo.
Recentemente, a emissora ganhou uma moderna sede no coração de Arapiraca, localizada na Rua Maurício Pereira, 1.500, no bairro Eldorado. O ciclo de investimentos contemplou novos estúdios, equipamentos de primeira geração e houve ainda a expansão do quadro de pessoal.
O conteúdo jornalístico também foi ampliado, com a chegada do Gazeta Notícias, um programa diário, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, com mais de três horas de duração e que conta com profissionais de Arapiraca e de Maceió.
E tudo isso dentro da convergência da Central Gazeta de Notícias, com transmissão simultânea no YouTube e na GazetaNews. Além disso, também houve um investimento no esporte, além da participação diária do Timaço da Gazeta na emissora.
Desde sua fundação, em 15 de novembro de 1984, a Gazeta FM Arapiraca ampliou seu alcance, tornando-se essencial para mais de 70 municípios alagoanos, e até mesmo para cidades do interior da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe, que acompanham a programação.
“É um grande desafio produzir um programa de qualidade, algo que só é possível graças a uma equipe dedicada e à estrutura logística que temos”, destaca a jornalista Vilceia Melo, apresentadora do Gazeta Notícias.
Ao longo dessas quatro décadas, a emissora passou por diversas transformações, tudo para se manter atual e próxima de seu público. A palavra-chave para o sucesso é inovação. Novos locutores, equipes nas ruas, investimentos em tecnologia e um jornalismo atuante são fatores que ressaltam a força da Gazeta FM Arapiraca.
“Cobrindo mais de 2 milhões de ouvintes potenciais, hoje é uma das rádios de maior acesso e audiência no streaming, acompanhando a evolução do rádio e do consumo de mídia no segmento. Nossa emissora completa 40 anos e, ao mesmo tempo, se renova para, cada vez mais, entregar o melhor para Arapiraca e região”, afirma Beto Oliveira, diretor de Marketing da Organização Arnon de Mello (OAM).
A diretora da emissora, Rose Pereira, reforça como a Gazeta tem se adaptado às mudanças tecnológicas e ao novo consumo de conteúdo. “Trabalhamos com profissionais capacitados, mantendo uma comunicação criativa e próxima dos ouvintes. Além disso, investimos em equipamentos modernos e usamos plataformas digitais para transmitir nossa programação, gerando interação com ouvintes de todas as gerações”, explica.
Programas tradicionais como “A Festa do Povão”, “Alô Gazeta” e “Love is Love”, há mais de 20 anos no ar, continuam encantando o público. “Esses programas são pilares da nossa programação, mantendo a conexão emocional com nossos ouvintes e adaptando-se ao estilo de vida de quem mora no Agreste, no Sertão e no Litoral Sul alagoano”, acrescenta Rose.
TRADIÇÃO E INOVAÇÃO LADO A LADO
A Gazeta FM Arapiraca mantém uma programação dinâmica, combinando jornalismo, esporte e música com um tom interativo e vibrante. A participação intensa dos ouvintes é o grande diferencial. “A dinâmica da programação, que desde a inauguração vem crescendo, vem se adaptando à realidade da vida das pessoas que moram em Arapiraca e em toda região. A rádio não é só musical, como foi no princípio, hoje a rádio tem um jornalismo e o esporte cada vez mais atuantes e interativos”, afirma o coordenador de programação da Rede Gazeta de Rádios, Gilvan Nunes.
Para o futuro, o coordenador afirma que a Rede Gazeta vai continuar avançando na qualidade da programação e na tecnologia. “Arapiraca e região vão sempre ter, na Gazeta FM, uma rádio comprometida com os ouvintes. Vamos continuar tentando, cada dia mais, entregar uma programação de qualidade através da música, esporte e jornalismo. Nossa emissora será sempre uma rádio viva, conectada e interativa”, declara Nunes.
HISTÓRIAS
Entre os feitos históricos, a Gazeta foi pioneira ao transmitir eventos importantes e ao operar com a potência de 10 quilowatts, algo inovador para a época. A emissora também carrega histórias de lealdade, como a de Erivaldo Gomes da Silva, técnico que trabalha na rádio desde sua fundação.
Rose Pereira resume a essência da emissora ao longo dessas quatro décadas. Para ela, a maior preocupação é oferecer ao ouvinte uma programação de credibilidade. “O desafio é manter o padrão Gazeta nesses 40 anos, onde o ouvinte se sinta parte e membro ativo da nossa emissora”, diz Rose.
“A participação intensa dos ouvintes em nossos programas é o grande diferencial, mas a repercussão das matérias do nosso jornalismo não dão a dimensão da grandeza dessa emissora que, diga-se de passagem, construiu uma história que veio se solidificando através dos anos não só em Arapiraca, mas em toda a região. Isso se chama tradição. Porém, só a tradição não é suficiente para conquistar o ouvinte. É preciso inovar a todo o momento. E é isso que a Gazeta Arapiraca faz e sempre buscará fazer”.
Com um olhar no futuro, a Gazeta FM Arapiraca promete continuar entregando o melhor para Arapiraca e região, mantendo-se conectada e inovadora.