Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH28072020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 28/07/2020

Matéria atualizada em 28/07/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Tapinha amigo

No início dos anos 1990, em visita ao Brasil, Fidel Castro foi almoçar na casa de Lula, em São Bernardo (SP). Até provador foi destacado pela segurança cubana. D. Marisa compreendeu: todo o cuidado era pouco – afinal, a CIA tenta matar Fidel há décadas. Mas o comandante meteu o delicioso bife rolê inteiro na boca, e se engasgou com o palito que mantinha a carne enrolada. O homem ficou roxo, abriu os braços, pânico, até Lula aplicar um tapa nas suas costas. Um alívio. Depois que o convidado foi embora, Lula comentou: - Quase matei o Fidel, coisa que nem a CIA conseguiu...

OAB faz ministros de tribunais passarem vexame

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, submeteu a vexame vários ministros e até presidentes de tribunais superiores, incluindo Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, ao participaram de seminário, por videoconferência, suas imagens foram exibidas ao lado da logomarca do patrocinador principal do evento: a Qualicorp. O fundador e acionista da empresa, Luiz Seripieri Júnior, preso dias atrás por corrupção, poderá ter demandas julgadas pelos magistrados.

Pegos de surpresa

Constrangidos, convidados do evento afirmam que não foram avisados de que suas imagens seriam associadas à logomarca da Qualicorp.

Trajetória polêmica

Criada por Seripieri, a Qualicorp virou gigante, segundo investigadores, vendendo planos de saúde coletivos à sombra de favores oficiais.

Pais da matéria

O evento 1º Congresso Digital Covid-19 é obra da dupla Felipe Santa Cruz e Marcus Vinícius Furtado Coelho, ex-presidente da OAB.

O congresso do mico

O evento da OAB, que fez autoridades do Poder Judiciário pagarem mico é denominado 1º Congresso Digital Covid-19.

Anvisa prepara uma nova ‘tomada de três pinos’

A agência reguladora Anvisa está determinada a criar uma “tomada de três pinos” na telemedicina: minuta de resolução na pauta de decisões da diretoria, que tem força de lei, prevê que médico só poderá emitir receita eletrônica após obter certificação eletrônica no “cartório” do governo, e a farmácia só está autorizada a vender após consultar o site do “cartório”. Se a internet estiver ruim, o doente fica sem remédio.

No País das Maravilhas

Mentes obtusas da Anvisa acham que a internet nos grandes centros é a mesma Brasil afora. Ignoram que o acesso é precário em todo o País.

Apego à burrocracia

A soberba não deixa a Anvisa perceber que sua decisão burocratiza a emissão de receitas por meio eletrônico, um avanço da tecnologia.

Eles querem complicar

A Anvisa não se contenta em tornar digitais as exigências analógicas impostas às receitas de papel. Precisou inventar mais um “cartório”.

Ministro passa bem

O ministro Felix Fischer, um dos mais admirados no Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi operado nesta segunda (27) de um problema no abdômen. Passa bem. Talvez receba hoje alta do hospital DF Star.

Separação prevista

DEM e MDB não são partidos de abandonarem o poder. Associaram-se ao “centrão”, como em todos os anos, para conseguirem cargos na Comissão Mista de Orçamento. Como em todos os anos, desfizeram a aliança logo em seguida. Nada a ver com a aproximação a Bolsonaro.

Projeto próprio

Baleia Rossi (SP), presidente do MDB, está em campanha para presidir a Câmara. Não poderia seguir liderado por Arthur Lira (PP-AL), o mais forte candidato ao cargo, hoje. Por isso “vazou” do campo do “centrão”.

DEM tem dono

O DEM deixou o centrão para ficar a serviço das manobras do seu principal personagem, Rodrigo Maia, que tenta criar ambiente para alterar a Constituição só para permitir a ele uma nova candidatura.

Muy amigo

Candidato à prefeitura do Recife este ano, o deputado João Campos (PSB) foge como o diabo da cruz de fotos ao lado do correligionário e amigo Geraldo Júlio, alvo de cinco operações da Polícia Federal.

Profissão: demagogia

Um grupo de deputados do PT e PSB, contrário ao pacote de ajuda na pandemia, joga para a platéia criando “aposentadoria especial” para entregadores de aplicativos, com escassas chances de aprovação.

Quem ameaça?

A federação de petroleiros divulgou nota para “reiterar a preocupação” com o abastecimento de combustíveis, após a privatização de refinarias. Não explica o motivo, só fala no fantasma da “ameaça”.

Algo mudou

A FGV/DAPP promove webinário com o Eurasia Group e o economista Ian Bremmer, nesta terça (28), para debater perspectivas para a democracia e consequências do processo de digitalização pós-Covid.

Pensando bem...

...já houve tempos em que só não podia xingar a mãe; agora é exercer o direito de crítica a ministro do STF.

KLÉCIO SANTOS, presidente da Cooperativa Pindorama, responsável por melhorar a produtividade em todas as áreas onde a cooperativa atua
KLÉCIO SANTOS, presidente da Cooperativa Pindorama, responsável por melhorar a produtividade em todas as áreas onde a cooperativa atua - Foto: Divulgação
 


Mais matérias desta edição