Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH04082020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 04/08/2020

Matéria atualizada em 04/08/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Motorista disciplinado

Vice-prefeito de Icó (CE), Fabrício Moreira contratou uma figura folclórica da cidade, Joaquim dos Santos, como motorista. Mas Joaquim não era propriamente um ás do volante. Certa vez, em viagem a um distrito vizinho, eles desciam a perigosa ladeira da Bertioga, quando Fabrício Moreira viu que uma carreta descendo na contramão. Ordenou, com um grito: “Joaquim, desvie o carro para o acostamento!” O homem argumentou: “Posso não, doutor, eles é que estão errados.” Fabrício repetiu a ordem várias vezes, até que perdeu a paciência, tomou a direção e desviou o carro, ele mesmo, do desastre iminente. E desabafou: “Joaquim seu maluco, no céu não tem Detran!”

Ex-ministro culpa Fachin pela morte de Meurer

O deputado Ricardo Barros (PP-PR), que foi relator da Lei de Abuso de Autoridade, culpa Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal, pela morte do ex-deputado Nelson Meurer na prisão, vítima de Covid-19. Barros criticava a decisão de Fachin que cassou a liminar do presidente do STF, Dias Toffoli, em entrevista ao programa Bastidores do Poder, da Rádio Bandeirantes, e fez o paralelo: “é puro ativismo político dele, como fez quando matou Nelson Meurer na cadeia”. Meurer, 73, foi o primeiro político condenado à prisão na Lava Jato.

Coleção de comorbidades

Meurer tinha hipertensão, diabetes e havia passado por recente cirurgia cardíaca. Contraiu Covid-19 na prisão, mas Fachin não o liberou.

Membro honorário

“Fachin faz parte da Lava Jato”, acusou Barros, “é membro honorário”, ao criticar a decisão “inconstitucional” que “não se sustentará” no STF.

Conferindo a legalidade

Para ele, ao pedir acesso às investigações, “a PGR busca apenas conferir a legalidade” de tudo o que foi feito na Lava Jato”.

Quem não deve não teme

Ele diz que respeita a ação da força-tarefa contra a corrupção, mas ‘se a Lava Jato fez tudo dentro da lei, não há por que fazer esse esperneio’

Quem imitou quem? Petrobras ou Pemex?

Tanto quanto o governo Lula (PT), que usou a Petrobras para bancar seu esquema de corrupção, o ex-presidente do México Enrique Peña Nieto agora é acusado de também haver usado sua estatal petroleira Pemex para subornar políticos, em escândalo que guarda semelhanças impressionantes com os esquemas petistas do mensalão e do petrolão. O caso é investigado pela “Fiscalía General de la República (FGR)”, espécie de PGR do México, com reforço de delações premiadas.

Sem intermediário

Se a Odebrecht distribuía dinheiro roubado aos políticos, no México o suborno era levado em malas pela Força Aérea para os parlamentares.

Velho conhecido

Ex-diretor da Pemex, Emilio Lozoya é enrolado também com o esquema da Odebrecht, pelo qual foi preso em fevereiro.

Departamento próprio

A polícia mexicana desenterrou um departamento inteiro dedicado a monitorar e eventualmente comprar apoio de deputados e senadores.

Bilhões contra covid

Cálculos da equipe econômica do governo indicam que o total de despesas relacionadas ao combate da pandemia do novo coronavírus, apenas este ano, deve chegar a R$ 505 bilhões.

Caça às bruxas

A Câmara agora quer criar tempo de prisão para quem “pratica campanhas de desinformação na internet”. O autor da ideia, Orlando Silva, do PCdoB, que pagava até tapioca com cartão corporativo, ressalva: “Não estou aqui querendo ir atrás da “tia do whatsapp’”.

Voto vencido

Será interessante o julgamento do mérito, no plenário do STF, do pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para ter acesso à investigação da Lava Jato. Fachin corre o risco de ser voto vencido.

Culpa da China

A revista Foreign Policy informou que a maioria dos americanos (73%), tanto republicanos, quanto democratas, concorda com a visão negativa de Donald Trump sobre a China. Outros 78% acreditam que o governo chinês tem alguma culpa em relação à pandemia do covid-19.

Ativismo de dados

O estudo que apontou que o número de mortes caiu no Rio após a proibição de operações policiais em favelas é de grupo de sociólogos que estuda “novos ilegalismos”. Cuidado com eles.

Não dá para cair mais

Se já era baixo, o prestígio Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB, chegou ao rés do chão com a armadilha em que convidados para um evento por videoconferência apareceram ao lado da logomarca da patrocinadora Qualicorp, cujo fundador foi preso há dias por corrupção.

Retomada é realidade

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o consumo de energia no mercado livre cresceu 1,7% em relação a julho de 2019. “Reflete a retomada gradual da atividade econômica”, explica a CCEE.

É o maior, mas saiu barato

É o maior da História o acordo entre a AGU e a Vale, para que a mineradora pague R$129,5 milhões ao INSS, em razão dos benefícios recebidos por suas vítimas. O acordo evita a ação judicial do INSS contra a Vale, responsável pela barragem. Saiu barato.

Pensando bem...

...a “terceira onda” da pandemia vai ser no bolso.

JUBSON UCHÔA, presidente da Ademi-AL, engajando associados do mercado imobiliário em mais uma importante campanha social de doação de sangue para o Hemoal
JUBSON UCHÔA, presidente da Ademi-AL, engajando associados do mercado imobiliário em mais uma importante campanha social de doação de sangue para o Hemoal - Foto: Divulgação
 


Mais matérias desta edição