Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH26092020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 26/09/2020

Matéria atualizada em 26/09/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Menino de futuro

No golpe de 1964, Miguel Arraes foi retirado do governo pernambucano e seu vice Paulo Guerra assumiu. Um dia recebeu o filho de um amigo, o deputado Metódio Godoy, mas Guerra descartou uma colocação: “A única vaga que ainda não foi ocupada é a de vice-governador...” O rapaz não se fez de rogado: “Se o senhor não tiver ninguém em vista, eu aceito.” Guerra respondeu com espanto: “Meu filho, você tem futuro”. De fato. Anos depois o garoto Ribeiro Godoy seria eleito deputado.


Exclusivo: 60% sabem ‘identificar e filtrar’ fake news

Uma das grandes preocupações das autoridades para a eleição deste ano, as fake news não incomodam tanto assim a população em geral. Segundo levantamento exclusivo do Paraná Pesquisas para o site Diário do Poder, 58,8% sabe “identificar e peneirar uma notícia falsa, ou seja, uma fake news”. Entre pessoas de 16 a 44 anos (56% da população), a taxa dispara para mais de 67%. Já 36,1% dos pesquisados admite não ter as ferramentas para identificar essas mentiras e 5,1% não respondeu.


Lacuna geracional

A faixa etária de pessoas com mais de 60 anos, é a única onde a maioria (53%) não sabe identificar uma fake news, contra 41,7%.


Educação importa

São 72,7% dos entrevistados com ensino superior completo que disseram saber filtrar as notícias falsas. É o maior índice da pesquisa.


Peso da educação

A maioria (49,6%) dos entrevistados com escolaridade até o ensino fundamental admitiram não saber peneirar uma fake news.


Pesquisa nacional

O Paraná Pesquisas ouviu 2.008 brasileiros em 232 municípios do país, entre os dias 21 e 24 de setembro.


‘Trem da alegria’ da AGU deve ser investigado

Pode custar caro para seus responsáveis a tentativa de “trem da alegria” na Advocacia Geral da União (AGU), que quase burlou a reforma administrativa do próprio governo, decretando promoções em massa de 92% do efetivo. A esperteza provocou indignação do Planalto e deve ser investigada. A reforma prevê o fim das promoções por “antiguidade”, condicionando-as ao mérito. Tentaram promover todos por antiguidade, na AGU antes que a reforma seja aprovada e entre em vigor.


Precedente liquidado

Bolsonaro mandou suspender a presepada diante do risco de iniciativas igualmente oportunistas de outras corporações de servidores “de elite”.


TCU já ia anular

O Tribunal de Contas da União (TCU) estava pronto para anular nesta sexta (25) o ato da AGU que promoveu 607 pessoas de uma vez.


Reação interna

O líder do governo, Ricardo Barros (PP-RJ), foi dos primeiros a reagir: fez um projeto de decreto legislativo que anulava o trem de alegria.


Oportunismo in natura

Mais de 25 mil candidatos oportunistas alteraram raça e cor declaradas à Justiça Eleitoral para se beneficiar da “legislação” inventada pelo TSE e o STF sobre divisão dos bilhões do fundão eleitoral. É o que dá a mania nacional de importar problemas raciais midiáticos de outros países.


Chegada discreta

Os repórteres chegaram cedo para acompanhar a cirurgia de Bolsonaro, mas foram surpreendidos: o presidente chegou antes, pelas 7h, e não havia esquema de segurança no acesso ao hospital Albert Einstein.


Poder, não pode

O senador Álvaro Dias (PR) destaca: já existem duas notas da consultoria legislativa do Senado que atestam a inconstitucionalidade da reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.


Milagre da multiplicação

A revelação de que o patrimônio da ex-deputada gaúcha Manuela Dávila (PCdoB) cresceu 382% em apenas dois anos mostra que já não se fazem mais comunistas com desapego a bens pessoais.


Caminho contrário

Enquanto no Brasil a estatal Correios está quebrada e inchada, e a um passo de ser vendida, na China a SF Holdings, a maior empresa do ramo no país, comprou em 2018 toda a operação chinesa da alemã DHL, a maior empresa de correios e entregas do mundo, e assumiu o negócio.


Nossa grana

Os gastos definidos pelo TSE para as campanhas de prefeito e vereador de São Paulo, a mais cara do país, estão limitados a R$ 45 milhões no primeiro turno e R$52 milhões no turno. Tudo saído dos nossos bolsos.


Só com exame positivo

Virou notícia na CNN internacional a curiosa exigência de Fernando de Noronha (PE) de que turistas que desembarcarem na ilha sejam obrigados a terem sido infectados (e curados, claro) pelo Covid-19.


Eleições à vista

A partir deste sábado faltam apenas 50 dias para as eleições de novembro. Também termina hoje, dia 26, o prazo final para o registro de candidaturas, que antes da pandemia acabaria em 15 de agosto.


Pergunta no exterior

Depois da Amazônia e do Pantanal, quem será culpado pelos incêndios na Bahia?

Senador Fernando Collor (PROS) em visita oficial ao ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
Senador Fernando Collor (PROS) em visita oficial ao ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. - Foto: Divulgação
 


Mais matérias desta edição