Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH06042021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 06/04/2021

Matéria atualizada em 06/04/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Discriminação

Quando soube que foram sacados R$20 mil (o menor valor de todos, na roubalheira generalizada) para o deputado Professor Luizinho (PT-SP), na boca do caixa do mensalão, o senador José Jorge (PFL-PE) ironizou: “Professor é discriminado até nisso...”


Após negar leitos ao DF, hospital militar pediu ajuda

O Hospital das Forças Armadas (HFA) é um hospital público, de Brasília, subordinado ao Ministério da Defesa, que atende também pelo SUS. Mas no pico da superlotação de leitos em Brasília, inclusive de UTI covid, com pessoas na fila de espera, o HFA negou a ajuda solicitada pelo governo do Distrito Federal para receber doentes na fila de espera. Depois, a situação se inverteu e foi a vez de o HFA pedir socorro para que os hospitais públicos da Capital recebessem seus pacientes excedentes.


Primeiro os nossos

O HFA não se impressionou com a crise na rede pública, alegando ser voltado ao atendimento de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.


Apelando a todos

Com o esgotamento dos seus leitos, inclusive de UTI, o HFA recorreu à rede pública, depois contratou vagas na rede particular, no DF.


TCU quer saber

A crise coincidiu com a ordem do ministro Benjamin Zymler, do TCU, para que o Ministério da Defesa informasse a ocupação dos seus leitos.


Dados secretos

A Defesa só divulgou os dados de ocupação no limite do prazo fixado pelo TCU, e mesmo assim depois de solicitar uma prorrogação.


Brasil chegou a 26 milhões de doses mais rápido

O ritmo de vacinação do Brasil contra a covid continua surpreendendo, e para o bem. O País quebrou a marca de 20 milhões de primeiras doses aplicadas, cerca de 26 milhões no total, 78 dias após iniciar a vacinação. A marca foi atingida pelo Brasil 13 dias antes do Reino Unido, que é efusivamente elogiado pelo êxito obtido em sua campanha e onde já se começa a debater possibilidade de realizar grandes eventos com público.


À frente do trio

Alemanha, França e Itália têm juntos população semelhante à brasileira, mas levaram 82 dias para chegar à quantidade de doses aplicadas aqui.


O que esperar do Brasil

O Reino Unido aplicou 37 milhões de doses, segundo o OurWorldinData. No ritmo atual, o Brasil deve superar os britânicos antes do fim do mês.


Vacina Brasil

Apesar do feriadão, que fez cair o número de pessoas vacinadas, a média móvel no Brasil segue acima de 600 mil doses aplicadas por dia.


Juízo, senhores

O Brasil assiste a insegurança jurídica instaurada pela própria Justiça, incluindo o STF, com decisões até conflitantes sobre um mesmo assunto, interferindo e até atrapalhando estratégias de combate à pandemia.


Papagaiada

A moção ignorante contra cooperação científica e tecnológica com Israel foi aprovada por 35x6 votos em “assembleia geral extraordinária” dos professores da Universidade de Brasília. A UnB tem 2.800 docentes.


Trem pagador

Deputados de oposição realizaram audiência virtual na Câmara para discutir suposta “intervenção” do governo federal nas universidades... federais. Para essa turma, o governo só tem o direito de pagar a conta.


Bolsas lá e cá

As bolsas abriram eufóricas, segunda (5), com os 900 mil empregos de março nos EUA. No Brasil, o esforço recente foi o de desqualificar a geração de 400 mil empregos em fevereiro, o maior em 30 anos.


Falta de comunicação

A Receita Federal trocou o titular e o adjunto da delegacia de Campo Grande (MS), Edson Ishikawa e Henry Tamashiro, que ficaram sabendo da exoneração por meio da mídia local. Nos tempos de comunicação instantânea, não custava informá-los para evitar constrangimento.


Serasa no Serasa

O Procon ainda espera a conclusão da investigação do Serasa Experian sobre o vazamento de 220 milhões de dados de brasileiros. A empresa, que julga a confiabilidade de um cidadão, jura que pode ser confiada.


Desafios continuam

Os governos federal e do DF entregaram ontem (5) moradias a 435 famílias de baixa renda do DF. Foram aplicados R$53,7 milhões no empreendimento através do Programa Casa Verde e Amarela.


LG notificada

O Procon notificou a LG para “esclarecer sobre o encerramento das operações” no setor de smartphones. A empresa precisa dar uma lista de todos os modelos de celular que já vendeu, comprovar a vida útil e ter planos para atender os consumidores que compraram seus produtos.


Pensando bem...

...em vez de empresas, algumas repartições públicas que só produzem regalias e penduricalhos, é que deveriam fechar as portas na pandemia.

ANA PAULA NUNES, diretora Geral da FACIMA, com trabalho reconhecido para fortalecer o segmento do ensino superior em Alagoas
ANA PAULA NUNES, diretora Geral da FACIMA, com trabalho reconhecido para fortalecer o segmento do ensino superior em Alagoas - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias desta edição