Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH08042021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 08/04/2021

Matéria atualizada em 08/04/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Água enferruja

O presidente Jânio Quadros nunca xingou jornalistas que falavam do seu pendor pelo copo, até porque não o escondia. Certa vez, em campanha para prefeito de São Paulo, aceitou convite de uma eleitora para almoçar. Com a carne assada no ponto, a anfitriã perguntou, gentil: “O senhor toma um copo d’água?” - Água, minha senhora – respondeu Jânio – é para radiador de automóvel.


DF fez melhor

O governo federal faturou R$ 3,3 bilhões com a venda de 22 aeroportos. É um ótimo começo, mas o governo do Distrito Federal fez melhor, garantindo R$2,5 bilhões somente com a venda da CEB Distribuidora.


Pensando bem...

...o sucesso do leilão de 22 aeroportos revelou o lado Thorcísio Freitas do ministro da Infraestrutura.


Necessário

O presidente Bolsonaro e o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) entregaram a obra de ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu, por onde passam mais de 810 mil passageiros por ano.


Mudou para melhor

Pouco mais de um mês depois da privatização, consumidores de Brasília já sentem a mudança na CEB. Equipes têm sido vistas nas ruas fazendo manutenção preventiva e instalando novos dispositivos na rede elétrica.


No grito não vale

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) agora quer pautar a agenda da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, insistindo para que a antiga cúpula militar deponha sobre a própria substituição. Eles não podem ser convocados e avisaram que não aceitariam qualquer convite.


Lobby bilionário ameaça energia solar no Brasil

O bilionário lobby das distribuidoras de energia (empresas que emitem a conta de luz) tenta acabar com as regras definidas pela Aneel, agência reguladora, destinadas a estimular a utilização da energia solar no Brasil, inclusive residencial. As distribuidoras nunca se conformaram com a criação de facilidades para consumidores instalarem painéis de energia fotovoltaica. Geram energia, reduzem o valor da conta de luz em até 90%, e ainda permitem a independência em relação às distribuidoras.


Que vergonha

Em razão do poder financeiro, as distribuidoras se associaram a ONGs, até de “defesa do consumidor”, para pressionar pelo fim da energia solar.


Pegadinha da Aneel

O lobby prejudica milhares de pessoas, empresas, prefeituras, governos, tribunais de Contas e até o STJ, todos atraídos por resoluções da Aneel.


Ali, eles mandam

As distribuidoras exercem forte influência nas decisões da Aneel, como revelaram operações recentes da Polícia Federal.


Taxação abusiva

A tentativa é acabar com a chamada “geração distribuída”, taxando abusivamente postes e cabos que levam energia aos consumidores.


TCU investiga o fim dos hospitais de campanha

Colapso do sistema de saúde da maioria dos Estados e municípios levou o Tribunal de Contas da União a determinar que a Secretaria-Geral de Controle Externo realize uma ação específica sobre a situação. O TCU quer averiguar causas e responsabilidades de governadores e prefeitos pela desmobilização dos hospitais de campanha para atender pacientes com covid e que seriam fundamentais para salvar vidas neste momento.


Ação expandida

A decisão deu prazo de 15 dias para apresentação dos resultados e foi tomada no processo que investiga não cessão de leitos militares ao SUS.


Agilidade

Em março, o governo do DF anunciou abertura de três novos hospitais de campanha, que terão 300 leitos de UTI para pacientes com covid-19.


Esperava-se mais

Também em março, o governo paulista anunciou 11 novos hospitais de campanha, mas serão menos leitos 140 de UTI e 140 de enfermaria.


Correndo atrás

Depois de bater o recorde com 1,2 milhão de doses na terça, o Brasil aplicou mais 700 mil, segundo dados atualizados às 18h48 pelo vacinabrasil.org. Foram cerca de dois milhões de doses em dois dias.


Para somar

Segundo o projeto aprovado pela Câmara, as vacinas compradas por empresas poderão ser aplicadas em todos os trabalhadores, incluindo estagiários, autônomos e contratados temporários ou terceirizados.


Agora vai

As empresas podem comprar vacinas sem esperar pela lentidão da Anvisa. Se a vacina já tem autorização de agência reguladora e seus estudos publicados em revista científica, poderá ser importada.


Lá e cá

A falta de vacinas afeta a vasta maioria dos países, como a Turquia, surpreendida pelo não cumprimento da entrega de doses pela China. Lá, a culpa é da escassez, aqui isso é classificado como “desorganização”.

RAFAEL MELO, empresário da Plataforma Engenharia, empresa vencedora do Prêmio ADEMI 2020, comemora o sucesso de vendas de seus empreendimentos residenciais
RAFAEL MELO, empresário da Plataforma Engenharia, empresa vencedora do Prêmio ADEMI 2020, comemora o sucesso de vendas de seus empreendimentos residenciais - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias desta edição