Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH13042021

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 13/04/2021

Matéria atualizada em 13/04/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: O sumiço de Severino

Durante votação importante, sobre salário mínimo, o então presidente da Câmara Severino Cavalcanti sumiu do plenário subitamente. Nem sequer presidiu a sessão. Aos repórteres Severino explicaria depois, com a sutileza possível: “Fui fazer uma coisa que ninguém poderia fazer por mim... Vocês sabem.” Presidente da Câmara também faz xixi.


Vacinação acelera e média chega a 800 mil doses

O Brasil tem elevado o ritmo de vacinação nas últimas semanas, ao contrário do que faz parecer a “torcida do vírus”, e já atingiu média de 800 mil doses aplicadas nos últimos sete dias. De acordo com dados do vacinabrasil.org, a média diária havia caído, principalmente, devido ao feriadão da Páscoa, a pouco mais de 640 mil doses, mas a semana de recordes acelerar o ritmo e se aproximar da meta milionária do governo.


Depende disso

Com as entregas de novas doses e o ritmo da campanha em aceleração, a expectativa é que o país chegue logo à média de 1 milhão de doses.


Capacidade comprovada

Nos sete dias na conta, o Brasil aplicou mais de 5,56 milhão de doses, com o recorde de 1,2 milhão em 24h, registrado na última terça (6).


Risco afastado

Essa foi também a semana com maior quantidade de pessoas recebendo a segunda dose: 1,72 milhão ficaram imunizadas contra casos graves.


Fiocruz na liderança

A Fiocruz será o maior fornecedor de vacinas contra covid no Brasil, com 222,4 milhões de doses contratadas. À frente do Butantan (130 milhões), Pfizer (100 milhões) e Moderna (63 milhões).


‘Facility’ para inglês ver

O Brasil pagou à Covax Facility, iniciativa da OMS, por 42,5 milhões de doses da vacina contra a Covid. Se cumprir o trato, a Covax será apenas o 5º maior fornecedor, atrás de Fiocruz, Butantan, Pfizer e Moderna.


Muita estrada

Se de fato for instalada, a CPI da Covid terá prazo de 90 dias para investigar. Depois o relatório vai ao plenário e suas conclusões remetidas ao Ministério Público, para eventuais ações cíveis e criminais.


CPI pode ser adiada em razão da própria pandemia

“Questão de ordem” no plenário do Senado, a ser apresentada nesta terça-feira (13) pelo Líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), poderá abrir caminho para o adiamento da CPI da Pandemia. As atividades presenciais no Senado estão suspensas e seu presidente, Rodrigo Pacheco, já avisou que não permitiria CPI remota. A expectativa é que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça que a CPI é impraticável e recomende o adiamento para outra ocasião.


Pensando bem...

...instalar CPIs da Covid durante a pandemia é como buscar o culpado do naufrágio em vez de salvar as pessoas que ainda estão se afogando.


O nó da questão

A questão de ordem não argumenta contra a CPI, mas dá um nó na questão ao pedir que Pacheco defina sua modalidade de funcionamento.


Opção semipresencial

Há a opção de CPI semipresencial, considerada impraticável, só com senadores, depoentes e servidores já vacinados fora de grupos de risco.


Discussão malandra

É uma manobra malandra a discussão sobre se o Senado pode investigar prefeitos e governadores suspeitos de desviar... recursos federais. Se o TCU, órgão auxiliar do Poder Legislativo, pode investigar corrupção de dinheiro da União, Senado e Câmara também podem.


Perdas traumáticas

A morte de três senadores e de funcionários por Covid traumatizou o Senado, por isso o trabalho presencial foi suspenso.


Regras não faltam

Eduardo Gomes lembrará na questão de ordem regras do Senado e da Justiça que limitam o trabalho remoto, em tempos da pandemia.


No popular

Cientista político Paulo Kramer criticou tentativa de enfiar goela abaixo o ESG (Enviromental, Social and Governance). “Pra mim, ESG continua sendo Escola Superior de Guerra. O resto é lacração corporativa”, disse.


Contra a maré

Só o lobby bilionário de distribuidoras explica defesa das termelétricas na geração de energia no Brasil. Enquanto burocratas tentam manter o país no atraso, a alta na venda de painéis solares elevou receitas de apenas uma fornecedora em âmbito global em 26,14%, para US$4,5 bilhões.


Absurdo censurado

A fundadora do movimento Vidas Negras Importam (Black Lives Matter) nos EUA é alvo de críticas após comprar mansão de quase R$9 milhões numa cidade rica, com apenas 1,4% da população negra. O perfil no Twitter que denunciou o caso acabou misteriosamente suspenso.


Foi incompetência

O ex-presidente Michel Temer eximiu Dilma Rousseff de culpa por atos de corrupção durante o governo. “Faço questão de dizer isso”. Segundo Temer, a petista apenas “perdeu a mão” no início do segundo mandato.

CARLOS LOJA, diretor Executivo da Rede Assistencial do Sistema Hapvida, comemora a inauguração do novo Hospital Maceió na Serraria, considerado um dos maiores investimentos em saúde privada em Alagoas
CARLOS LOJA, diretor Executivo da Rede Assistencial do Sistema Hapvida, comemora a inauguração do novo Hospital Maceió na Serraria, considerado um dos maiores investimentos em saúde privada em Alagoas - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias desta edição