Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Pandemia

GOVERNO ANUNCIA CONCESSÃO DA CASAL PARA SETEMBRO

Leilão organizado pelo BNDES, que deveria ter ocorrido em maio, foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus no País

Por Nealdo | Edição do dia 03/06/2020

Matéria atualizada em 03/06/2020 às 06h00

Vencedor do leilão ficará responsável pelo serviço na região metropolitana de Maceió
Vencedor do leilão ficará responsável pelo serviço na região metropolitana de Maceió | Arquivo GA

O governo de Alagoas remarcou para o dia 30 de setembro o leilão para concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), segundo edital publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (29). Adiado devido à pandemia do novo coronavírus, o certame deveria ter ocorrido no dia 20 de maio, segundo cronograma do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo processo de concessão. O Banco atuará na estruturação de projetos que visem atrair a parceria privada, identificando oportunidades e conduzindo o processo, desde a fase de estudos e modelagem até a assinatura do contrato de desestatização entre o governo e o parceiro privado.

Conforme a Gazeta de Alagoas mostrou, o plano de privatização da Casal estabelece investimentos de R$ 2,5 bilhões pela empresa vencedora do leilão, que ficará responsável pela universalização, em seis anos, dos serviços de abastecimento de água e, em 16 anos, do esgotamento sanitário - coleta, tratamento e disposição final dos resíduos. O vencedor do leilão ficará responsável pelo fornecimento de água e esgotamento sanitário da região metropolitana de Maceió, formada por uma população de 1,5 milhão de habitantes - quase a metade de Alagoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em nota, o BNDES informou que a concessionária vencedora do leilão terá de universalizar o abastecimento de água em seis anos e levar a rede de esgoto para 90% da população até o 16º ano de contrato, que está previsto para durar 35 anos. O banco estatal informa ainda que a Casal continuará operando, sendo responsável pela captação e tratamento da água a ser distribuída pela futura concessionária. "O operador privado ficará responsável pela operação da distribuição da água tratada até o usuário final e de todo o sistema de esgotamento sanitário, além de realizar as obras de melhorias em todos os sistemas, inclusive no sistema que será operado pela Casal", destaca a nota do BNDES.

Mais matérias desta edição