Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Retração

VENDAS DE VEÍCULOS NOVOS RECUAM MAIS DE 67% EM ALAGOAS

Pandemia faz volumes de unidades recuarem de 3,8 mil para 1,2 mil em abril em maio, no estado, segundo levantamento da Fenabrave

Por Carlos Nealdo | Edição do dia 04/06/2020

Matéria atualizada em 04/06/2020 às 06h55

Concessionárias foram prejudicadas pelo decreto de isolamento social do governo de AL
Concessionárias foram prejudicadas pelo decreto de isolamento social do governo de AL | © Ailton Cruz

As vendas de veículos novos em Alagoas recuaram 67,1% em abril em maio, na comparação com os mesmos meses do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (2), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com o levantamento, nos dois meses em que o decreto do governo de Alagoas proibiu o funcionamento de empresas consideradas não essenciais as concessionárias do Estado venderam 1.272 veículos novos, contra 3.871 comercializados no mesmo período do ano passado. Em números absolutos, os dois meses de decreto emergencial do governo alagoano registraram uma queda de 2.599 veículos. O levantamento da Fenabrave considera todos os segmentos de veículos: automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. Somente em maio desse ano, a venda de veículos novos em Alagoas recuou 63,1%, na comparação com maio de 2019, saindo de 1.962 unidades em maio do ano passado, para 724 veículos este ano. Quando considerada apenas a venda de automóveis e comerciais leves (peruas e furgões), a venda em maio deste ano, que registrou 439 unidades, recuou 66,49% ante o mesmo mês de 2019, quando foram comercializadas 1.310 unidades. Em números absolutos, foram 871 unidades a menos.

Apesar da queda em relação a 2019, as vendas de veículos novos em Alagoas reagiram em maio, na comparação com abril. Segundo os dados da Fenabrave, o crescimento na passagem de um mês para o outro foi de 32,1%, saltando de 548 para 724 unidades. Quando comparada a venda apenas de automóveis e comerciais leves, o avanço foi de 22,28% na passagem de abril para maio.

O aumento de um mês para o outro está diretamente ligado à flexibilização do decreto de isolamento social do governo de Alagoas, que permitiu, no fim de abril, o funcionamento das concessionárias alagoanas. Em todo o País, as vendas de veículos novos recuaram 74,7% em maio, quando comparados a ao mesmo mês de 2019. Na comparação com abril, no entanto, houve crescimento de 12%. Para a Fenabrave, as medidas de flexibilização do isolamento adotadas nos estados e municípios, além de uma maior disponibilidade de crédito para os clientes, ajudaram no resultado positivo entre abril e maio.

Mais matérias desta edição