Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Pandemia

SETOR DE SERVIÇOS DE AL QUER REABRIR NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

Enquanto espera autorização, parte do setor produtivo segue as adaptações sanitárias na esperança de retomar as atividades

Por thiago gomes | Edição do dia 11/07/2020

Matéria atualizada em 11/07/2020 às 06h00

Bares e restaurantes alagoanos se preparam para reabertura de atividades no Estado
Bares e restaurantes alagoanos se preparam para reabertura de atividades no Estado | © Ailton Cruz

Com a avaliação positiva da reabertura gradual de alguns setores e a estabilização com tendência de queda nos indicadores da pandemia, a expectativa aumenta para que Maceió supere a fase laranja do distanciamento social controlado e avance à amarela nesta semana. As regras atuais ficam valendo até a próxima sexta-feira, dia 17 (pelo decreto municipal). Se a progressão for concretizada, grandes lojas do comércio, shoppings, galerias, bares e restaurantes (com 50% da capacidade), além do transporte intermunicipal e turístico (50%) serão autorizados a funcionar a partir do próximo fim de semana..

Como as medidas adotadas pelo governo acabam no dia 14 e, as da prefeitura, só três dias depois, um consenso pode ser estabelecido no sentido de permitir o avanço à fase amarela, na capital, a partir do dia 20 de julho (segunda-feira).

A situação do interior – na fase vermelha – ainda depende da evolução do contágio e dos novos óbitos provocados pela Covid-19. A passagem para a laranja está diretamente condicionada a estes fatores. Arapiraca tem o quadro mais crítico, embora já se pense na possibilidade dos números se estabilizarem.

Enquanto espera a autorização, parte do setor produtivo segue as adaptações sanitárias na esperança de que possam retomar as atividades o quanto antes. Com queda no faturamento que ultrapassa 90% durante a quarentena, os shoppings de Alagoas estão fechados desde o primeiro decreto, no fim de março, e admitem que, se o impedimento for prorrogado mais uma vez, a quantidade de lojas e de funcionários desempregados vai aumentar. Segundo o diretor comercial do Maceió Shoppping, Kaká Rodas, os centros de compras estão preparados para a retomada segura. “Adotamos um protocolo rígido, elaborado pelo Hospital Sírio Libanês, que é uma referência no Brasil, tem orientado muitos estabelecimentos e os resultados são bem satisfatórios. A nossa expectativa, com base nas reuniões que temos e a análise da pandemia na capital, é que possamos reabrir esta semana, com exceção do empreendimento de Arapiraca, que dependerá do avanço do interior para a fase amarela”, afirmou. Representando os bares e restaurantes, a Abrasel/AL [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas] fez um alerta de colapso do setor, no mês passado. Ao longo de mais de 100 dias parados, os estabelecimentos amargam 30% de demissões e muitos empresários anunciaram o fechamento definitivo (que pode alcançar 40% das empresas nos próximos meses). A entidade contabiliza cerca de 15 mil estabelecimentos de alimentação fora do lar. “Entendemos que, agora, não é mais momento de protelar a abertura da economia, mas sim de unir todas as peças da sociedade e fazer acontecer uma retomada segura desde já. O ponto relevante dos protocolos de reabertura já deveria ser ‘como’ fazer e não, ‘quando’. Não aguentamos mais!”, destaca a nota publicada nas redes sociais.

Mais matérias desta edição