O mercado imobiliário alagoano passa por uma efervescência provocada, entre outros fatores, pelo nível dos empreendimentos lançados e pelo forte crescimento do turismo no estado. Na capital Maceió ou nas cidades litorâneas, que atraem visitantes de toda parte do mundo, a busca por um imóvel para morar ou investir impulsiona o setor e coloca o estado em posição de destaque no cenário nacional.
Nos últimos cinco anos, Maceió conquistou o título de capital brasileira com a maior valorização do metro quadrado para venda de imóvel residencial, de acordo com o Índice FipeZap. No acumulado de 2019 a 2023, o valor do m² residencial apresentou alta de quase 70%. Nenhuma outra cidade do país alcançou alta tão expressiva.
O empresário Márcio Rapôso falou do atual momento do setor e atribuiu o aquecimento no mercado imobiliário ao trabalho das construtoras, imobiliárias e da Ademi-AL. Segundo ele, o Salão do Imóvel, que teve início na última terça-feira e termina neste sábado no Centro de Convenções de Maceió, é uma vitrine importante para apresentar os melhores empreendimentos. “Fazendo uma analogia com o mais importante evento esportivo mundial, as Olimpíadas, onde estão os melhores com os maiores rendimentos, o Salão do Imóvel Ademi é a grande Olimpíada do setor. É onde estão aqueles que se destacam. No caso do setor imobiliário, é o evento que reúne os melhores empreendimentos”, disse Rapôso.
O empresário segue na comparação e diz que, assim como os atletas buscam seu objetivo de medalhas, as construtoras chegam ao Salão do Imóvel para bater a meta de vendas dos imóveis. “Por isso o evento é tão importante para quem quer comprar um imóvel. Os construtores estão maleáveis para dar descontos. É preciso aproveitar as oportunidades. Além disso, é como um shopping onde o cliente vai encontrar tudo em um só lugar”, completou.
Sobre o trabalho realizado pelas equipes de vendas no evento, ele diz que preparou gerentes, corretores e líderes para as vendas. “Preparamos um grande time e nos últimos dias superamos as expectativas. Temos certeza que essa reta final do evento é ainda mais movimentada”.
Márcio Rapôso diz que nos últimos anos o número de pessoas de fora que buscam a sua imobiliária para comprar um imóvel aumentou muito. Segundo ele, para a região do litoral norte do estado, onde está a Rota Ecológica de Milagres, a compra de imóveis na região hoje é 60% de turistas e 40% pessoas do estado. “O mercado imobiliário de Maceió e outras cidades de Alagoas não desvaloriza porque o investidor de fora vem e fica encantado com o que encontra aqui. Alagoas diferencia dos outros estados porque aqui há valorização. Para quem investe é muito bom porque vê a rentabilidade. Turista sempre foi um potencial comprador e temos comprovado isso”, afirmou.
Como orientação para quem quer adquirir seu imóvel, ele ressalta o Salão do Imóvel Ademi como oportunidade para que busca imóvel de qualquer padrão, com condições especiais. “O momento é favorável e as construtoras investiram para levar seus lançamentos de casas, apartamentos, salas comerciais e terrenos”, concluiu.