Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Esportes

TRAGÉDIA NO FUTEBOL INGLÊS COMPLETA 32 ANOS

Incidente aconteceu no estádio Hillsborough, durante Liverpool x Nothingam Forest

Por Terra | Edição do dia 17/04/2021

Matéria atualizada em 17/04/2021 às 04h00

Incidente que teve 96 mortos e mais de 700 feridos, aconteceu no estádio Hillsborough, na Inglaterra, em 1989
Incidente que teve 96 mortos e mais de 700 feridos, aconteceu no estádio Hillsborough, na Inglaterra, em 1989 | Twitter Liverpool

Uma das maiores tragédias envolvendo uma partida de futebol completou nessa semana (quinta, 15) 32 anos. O incidente, que teve 96 mortos, e mais de 700 feridos, aconteceu no estádio Hillsborough, durante Liverpool x Nothingam Forest, em Sheffield, na Inglaterra. A situação ficou fora de controle quando um grande número de torcedores dos Reds se dirigiu a um setor que já estava com a lotação esgotada. Com a invasão, muitas pessoas morreram pisoteadas. O episódio até hoje é considerado o mais grave relacionado com estrutura de estádios da história do futebol inglês.

Em outubro de 2012, o Procurador-Geral inglês anunciou que seria aberto um novo inquérito judicial para estabelecer as causas que vitimaram as 96 pessoas. Segundo o jornal Desporto, de Portugal, um mês antes da abertura da investigação, documentos mostraram que a polícia tentou induzir a torcida do Liverpool como a causadora da tragédia. Assim, um outro inquérito foi iniciado e, dois anos depois, 13 policiais foram considerados suspeitos. Um comissário de polícia encarregado da segurança do estádio Hillsborough admitiu que a sua decisão de abrir um portão do estádio durante o jogo acabou sendo a causa direta do acidente.

Já com cerca de 70 anos, David Duckenfield, em depoimento sobre o caso, afirmou ter ficado gelado ao presenciar a entrada em massa dos torcedores do Liverpool ao estádio, dando origem à tragédia. . A sentença sobre a tragédia acabou saindo em junho de 2017. O Ministério Público Inglês acusou seis pessoas de responsabilidade criminal sendo Duckenfield acusado de "homicídio por negligência grave".

Mais matérias desta edição