Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Esportes

CINCO ATLETAS REPRESENTAM ALAGOAS NOS JOGOS DE TÓQUIO

Marta e Geyse do futebol, Maurício do vôlei, Duda da ginástica e Bruna do atletismo estampam a bandeira alagoana nas Olimpíadas

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 24/07/2021

Matéria atualizada em 24/07/2021 às 04h00

Maurício Borges, que busca a segunda medalha de ouro no vôlei, faz parte do time alagoano
Maurício Borges, que busca a segunda medalha de ouro no vôlei, faz parte do time alagoano | Marco Antônio Teixeira/MPIX/CBV

Após cinco anos, estamos de volta ao maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas. Realizada em Tóquio, no Japão, a distância entre Alagoas e o país asiático diminui quando vemos os nosso representantes erguendo nossa bandeira nos jogos. E, especificamente em 2021, cinco atletas carregam o nome do Estado na competição.

Maurício Borges, do vôlei, é medalhista de ouro e atual campeão olímpico, no Rio 2016. Marta e Geyse jogam pela Seleção Brasileira de futebol feminino e, apesar da tradição e boas campanhas, ainda buscam o primeiro ouro da modalidade. Duda é uma jovem de 17 anos, que participará da ginástica rítmica. Além deles, teremos Bruna Farias, no revezamento 4x100m rasos no atletismo.

Entre esses cinco, alguns já são famosos entre o público nacional, inclusive, já são medalhistas olímpicos. Os outros ainda buscam a maior honraria do esporte olímpico e conquistar suas primeiras medalhas representando Alagoas e o Brasil.

Maurício Borges

Quase 2m de altura, 32 anos e um ouro olímpico, Maurício Borges tem um currículo recheado e que enche os olhos de qualquer atleta que sonha em chegar às Olimpíadas. O alagoano tem um grande histórico de títulos, seja por clubes, pela Seleção Brasileira ou mesmo prêmios individuais.

O ponteiro estreou na madrugada deste sábado (24), contra a Tunísia. Além da seleção africana, o alagoano deve ser figurinha carimbada contra os outros países do grupo: Argentina, Estados Unidos, França e Rússia.

Marta e Geyse

O futebol feminino é a única modalidade de Tóquio em que Alagoas tem duas representantes, e bem conhecidas do público alagoano. A primeira delas, nada mais, nada menos do que a seis vezes melhor do mundo, a camisa 10 e a sertaneja de Dois Riachos Marta, que joga no Orlando Pride e vive a expectativa de conquistar seu primeiro ouro olímpico.

Também no ataque, Marta pode ter a parceria de uma centroavante que vem direto de Maragogi, no litoral alagoano. O nome dela é Geyse, que tem passagens por muitos clubes, inclusive a UDA. A atacante já jogou no Corinthians, Benfica e hoje está atuando no Madrid CFF.

Duda Arakaki

Duda Arakaki, maceioense de apenas 17 anos, faz parte da equipe de ginástica rítmica e estreará em Olimpíadas.

A estreia deve acontecer no dia 6 de agosto, quando será iniciada a modalidade em conjunto feminino. O evento, que será apenas o segundo da modalidade em Tóquio, está marcado para às 22h (horário de Brasília).

Bruna Farias

Nascida em Jequiá, Bruna Farias estará na disputa do revezamento 4x100m rasos no atletismo. Apesar de sair cedo de Alagoas para crescer na carreira, a escolha parece ter valido a pena, já que chega em sua segunda Olimpíada.

O atletismo nos Jogos demorará um pouco mais para se iniciar. A modalidade começa apenas no dia 29 de julho e dura até 8 de agosto, onde Bruna competirá.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição