Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Definido

FAF DIVULGA REGULAMENTOS DO ALAGOANO E COPA AL 2022

Regras da Copa Alagoas também foram divulgadas, com início em 9 de janeiro

Por Fernanda Medeiros | Edição do dia 25/11/2021

Matéria atualizada em 25/11/2021 às 04h00

CSA e CRB estão na competição estadual que terá a participação de oito clubes e começa no dia 19 de janeiro
CSA e CRB estão na competição estadual que terá a participação de oito clubes e começa no dia 19 de janeiro | Ailton Cruz ;©Ailton Cruz

Como foi divulgado na reunião do Conselho Arbitral, no dia 17 deste mês, o Campeonato Alagoano de 2022 vai começar no dia 19 de janeiro com o término previsto para o dia 2 de abril, com oito clubes: CRB, CSA, Aliança, Cruzeiro, ASA, Jaciobá, Murici e CSE.

Nessa quarta (24) a Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou o regulamento da competição que será disputada em três fases distintas: 1ª Fase, Semifinal e Final. Além delas, haverá a disputa de 3º Lugar e a Seletiva da Copa do Brasil 2023, caso necessário.

Na 1ª Fase, os clubes jogam entre si em sistema de ida, perfazendo um total de sete jogos para cada. Ao final da 1ª Fase, as equipes classificadas nos quatro primeiros lugares irão à Semifinal, sendo que, em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes na 1ª Fase, o desempate para efeito de classificação, se dará observando critérios de desempate como maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, amarelos ou mesmo sorteio.

Ainda na Semifinal, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta (1ºx4º e 2ºx3°), com o mando de campo da segunda partida de quem teve melhor campanha na 1ª fase. Na Final também haverá jogos de ida e volta. O campeão alagoano ficará com uma das vagas na Copa do Brasil 2023 e uma vaga na Copa do Nordeste 2023. O vice-campeão ficará também com uma vaga na Copa do Brasil 2023.

O campeão alagoano de 2022 será um dos representantes da Série D 2023, exceto no caso de ele já estar disputando as Séries A, B ou C.

COPA ALAGOAS

O regulamento da Copa Alagoas 2022 também foi divulgado nessa quarta (24). Com novo formato, a competição terá inicio no dia 9 de janeiro, com previsão de término no dia 10 de abril. Na 1ª Fase, os clubes foram divididos em dois grupos com oito times. Os integrantes do Grupo A enfrentam os do Grupo B.

No Grupo A estão: CSA, ASA, Aliança, Jaciobá, Zumbi, Coruripe, Miguelense e Dimensão Saúde. Já no Grupo B estão: CRB, CSE, Murici, Cruzeiro, CEO, Agrimaq Pilarense, FF Comercial e Dínamo. Os quatro primeiros colocados de cada grupo vão às quartas de final. Na sequência, os times jogam semifinal e disputam a grande final.

Vale ressaltar que a terceira vaga na Copa do Brasil 2023 será disputada entre o campeão da Copa Alagoas, sendo observadas eventuais restrições constantes no regulamento dessa competição, e o terceiro colocado do Alagoano de 2022, em jogos de ida e volta, com mando de campo definido por sorteio.

Mais matérias desta edição