Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Esportes

CRB TEM HISTÓRICO RUIM EM JOGOS COM PERNAMBUCANOS

Na Copa do Nordeste, Galo tem mau retrospecto contra times de PE, mas vem de vitória sobre o Sport

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 20/01/2022

Matéria atualizada em 20/01/2022 às 04h00

Maceió, 06 de março de 2021
Lance do jogo entre CRB e Sport. Partida válida pela 2º Rodada da Copa do Nordeste  realizada no Estádio Rei Pelé em Maceió. Alagoas – Brasil.
Foto: Ailton Cruz
Maceió, 06 de março de 2021 Lance do jogo entre CRB e Sport. Partida válida pela 2º Rodada da Copa do Nordeste realizada no Estádio Rei Pelé em Maceió. Alagoas – Brasil. Foto: Ailton Cruz | Ailton Cruz

A fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022 está perto de começar. Neste sábado (22), às 17h45, no Estádio Rei Pelé, o CRB enfrenta o Sport Recife em um clássico regional. Aliás, os confrontos entre alagoanos e pernambucanos têm tornado-se cada vez mais frequentes, porém, o Galo não tem boas lembranças quando encara clubes do estado vizinho na Lampions.

Segundo o site Ogol, o time alagoano já encontrou times de Pernambuco em 23 oportunidades, pela Copa do Nordeste, e o histórico não é bom. Dessas 23 partidas, são apenas cinco vitórias, cinco empates e incríveis 13 derrotas, deixando-o com um aproveitamento de 57% de derrotas.

Nesses confrontos, foram 23 gols marcados contra 36 sofridos, um saldo negativo de 13 tentos. Os adversários mais frequentes são justamente os três clubes principais da capital Recife: Náutico, Santa Cruz e Sport, este último que é o próximo adversário, é a segunda maior vítima regatiana, já que foi derrotado em duas oportunidades, em 2016 e em 2021, na última edição.

Quem mais perdeu para o Galo foi o Santa Cruz. Dos cinco triunfos regatianos contra pernambucanos, três deles foram sobre o Santinha. Náutico e Salgueiro, até agora, passaram impunes nos duelos que tiveram. No total de jogos realizados, são 11 contra o Santa, sete contra o Sport, quatro contra o Náutico e um com o Salgueiro.

Para quem gosta de brincar com números, os fatores não se mostram muito animadores para a torcida vermelha de Alagoas. Além da desvantagem nos duelos diretos, o CRB nunca venceu duas partidas seguidas, além de ter passado por um período de sete confrontos sem vencer. Isso aconteceu entre 1994 e 2001, quando o time regatiano foi derrotado seis vezes e conseguiu um empate.

À época, ainda teve sua pior derrota contra um clube de Pernambuco, pelo Nordestão. Na primeira rodada da Copa do Nordeste de 2001, o clube sofreu um 6 a 1 tenebroso do Santa Cruz, no Recife. O Regatas ainda sofreu gols em 83% dos confrontos, ou seja, só passou impune em quatro jogos da história.

Apesar dos números ruins, uma melhora tem sido notada nos últimos encontros com os vizinhos. Dos cinco últimos duelos, o Regatas teve apenas uma derrota, duas vitórias e dois empates, praticamente dobrando os números de retrospecto que tinha até 2019. Desde 2018, foram oito jogos contra equipes de Pernambuco pelo torneio Regional. Em 2022, tem apenas um confronto programado, que é justamente a estreia contra o Sport. Dos sete duelos, são dois triunfos regatianos, três do Leão e duas igualdades. 

Para sonhar com o título inédito da Copa do Nordeste, o CRB fará um tour pelo Nordeste durante a primeira fase. Serão oito rodadas e confrontos com clubes de oito estados diferentes (todos, menos Piauí).

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição