Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Sonho

XEQUE MATE: PEQUENAS CAMPEÃS ALAGOANAS SÃO DESTAQUE NO XADREZ

Layse, 16 anos, e a irmã Laura, 11, participarão dos festivais nacionais da Criança e Juventude, em Natal-RN

Por Raphael Alves | Edição do dia 21/05/2022

Matéria atualizada em 21/05/2022 às 04h00

As pequenas Laura Sophia e Layse Acioli são irmãs e têm uma paixão em comum: o xadrez
As pequenas Laura Sophia e Layse Acioli são irmãs e têm uma paixão em comum: o xadrez | Arquivo Pessoal/Cortesia

Pequenas campeãs e prodígios. Layse Acioli e Laura Sophia são irmãs e têm uma paixão em comum: o xadrez. Conhecido como um esporte de “gente grande”, as meninas provam para todos que as aparências enganam.

Layse tem 16 anos, foi a primeira mulher, em Alagoas, a realizar uma partida múltipla, onde o enxadrista batalha com vários oponentes simultaneamente, e se sagrou a primeira mestra mulher no Estado, pela Liga Brasileira de Xadrez. No jogo múltiplo, a jovem enfrentou 24 jogadores, todos homens adultos, vencendo 22 rounds e empatando apenas dois, sem nenhuma derrota.

Já Laura, a mais nova, tem 11 anos e é tetracampeã alagoana, provando que a idade não mede talento para ninguém, principalmente para estas pequenas. As duas meninas são treinadas pelo técnico Stanley de Oliveira Lessa, que as acompanha desde o início de suas trajetórias.

CONQUISTAS

Layse foi a inspiração para Laura, vencendo seis vezes o Campeonato Alagoano de Xadrez e levando para casa duas taças da categoria feminina da competição, além de ter sido vice-campeã da Copa do Brasil de Xadrez. Laura, por sua vez, conquistou o tetracampeonato alagoano e já se coloca em um dos maiores rankings do País.

As adolescentes têm um futuro promissor, mantendo o nível alto e disputando com gente grande as maiores competições do Brasil e de Alagoas. Diante de tal sucesso, as duas jovens foram convocadas pela Federação Brasileira de Xadrez (FBX), para participar do Festival Nacional da Criança – FENAC (sub-6, 8, 10 e 12) e do Festival Nacional da Juventude e Juvenil (sub-14, 16, 18 e 20), que ocorrerá em Natal-RN, entre os dias 1º e 5 de junho deste ano.

Layse, por ter 16 anos, competirá na categoria sub-16 e Laura, por ter 11, disputará a categoria sub-12. As jovens chegam com o peso de terem conquistado muito espaço no cenário do xadrez nacional e com favoritismo no patamar alagoano.

DESPESAS

Porém, existem contas a serem fechadas. A FBX arcará com as passagens aéreas e as hospedagens, já a inscrição e a alimentação, durante os dias do evento, ficam a cargo dos pais. Somente uma inscrição fica no valor de R$ 400, e, para as duas, são R$ 800.

Roberta Campos, mãe das jovens, falou com a Gazeta de Alagoas. “Sempre faço uma questão enorme, corro atrás, porque sei os benefícios do xadrez para a vida delas. É um aprendizado para a vida mesmo, para manter a calma, para criar estratégias que são utilizadas em todas as áreas da vida”, destacou.

Ela é companheira das filhas, está presente em todas as competições e começou uma campanha online para arrecadar o valor necessário para as atletas na competição e para manter a alimentação. Em publicação no Instagram, chamado @xequematealagoas, as meninas fazem um apelo, para que a viagem seja concretizada. A ajuda é mais que importante para manter o sonho vivo.

Um número de Pix foi disponibilizado, seguido da seguinte mensagem: “Precisamos da ajuda de todos para efetuarmos nossa inscrição nesse campeonato! Qualquer valor depositado será de grande importância para realizarmos este sonho”.

Quem quiser colaborar com o sonho das grandes pequenas meninas, o número disponibilizado para o depósito via Pix é: 82988441240.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

/As pequenas Laura Sophia e Layse Acioli são irmãs e têm uma paixão em comum: o xadrez

Mais matérias desta edição