Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Esportes

BAIANA É PENTAMUNDIAL EM MARATONA AQUÁTICA

Ana Marcela representou o Brasil e faturou seu quinto título

Por Agência Brasil | Edição do dia 01/07/2022

Matéria atualizada em 01/07/2022 às 04h00

Ana Marcela sagrou-se pentacampeã mundial dos 25 km na maratona aquática, em Budapeste, na Hungria
Ana Marcela sagrou-se pentacampeã mundial dos 25 km na maratona aquática, em Budapeste, na Hungria | Lisa Leutner/Reuters

A baiana Ana Marcela Cunha fez história nessa quinta (30), no Lago Lupa, em Budapeste (Hungria). A brasileira de 30 anos conquistou, pela quinta vez seguida, a medalha de ouro da prova de 25 quilômetros da maratona aquática do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. A gaúcha Cibelle Jungblut, de 19 anos, terminou na 13ª colocação.

Foi a terceira vez que Ana Marcela subiu ao pódio na edição de Budapeste – a segunda no topo. Na segunda (27), ela havia sido campeã na prova de cinco quilômetros. Na quarta (29), a baiana foi bronze nos dez quilômetros, distância olímpica da modalidade, na qual conquistou o ouro nos Jogos de Tóquio (Japão), em 2021.

Ana Marcela se manteve sempre no pelotão de frente, revezando-se na liderança. A brasileira entrou na última volta em segundo, assumindo a ponta antes da última boia e garantindo a vitória na batida de mão, em disputa acirrada com mais três nadadoras, após 5h24min15s de prova. Ela chegou 20 centésimos à frente da alemã Lea Boy, que ficou com a prata. A holandesa Sharon Van Rouwendaal ficou com o bronze, a 30 centésimos da baiana.

"É uma emoção muito grande. Foram dias muito difíceis para poder chegar aqui. Não sabia realmente se poderia estar neste Mundial. Gostaria de agradecer a todos que participaram da minha recuperação para que eu pudesse chegar aqui, poder representar bem o Brasil e conquistar estas três medalhas", disse Ana Marcela, ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

No masculino de 25 quilômetros, o carioca Bruce Hanson deixou a prova na penúltima volta, com dores no ombro. O vencedor foi o italiano Dario Verani (5h02min21s50), um segundo e 20 centésimos à frente do francês Axel Reymond, que foi prata. O bronze ficou com Peter Galicz (Hungria).

Mais matérias desta edição