Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Esportes

COPA TERÁ IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO

Tecnologia busca oferecer para a equipe de arbitragem tomadas de decisões mais rápidas

Por Lance! | Edição do dia 02/07/2022

Matéria atualizada em 02/07/2022 às 04h00

A Fifa anunciou o uso do impedimento semiautomático na Copa do Mundo do Qatar
A Fifa anunciou o uso do impedimento semiautomático na Copa do Mundo do Qatar | Rodrigo Corsi / FPF

A Fifa anunciou que irá implementar o impedimento semiautomático na Copa do Mundo do Qatar. A tecnologia busca oferecer para a equipe de arbitragem tomadas de decisões mais rápidas e precisas em relação ao atual modelo usado pelo VAR (árbitro de vídeo).

O novo recurso contará com a utilização de 12 câmeras montadas no teto dos estádios com o objetivo de rastrear a bola e 29 pontos de cada jogador, incluindo “todos os membros e extremidades que são relevantes” para a marcação do impedimento.

“Na Copa do Mundo, a Fifa deu o corajoso passo de usar a tecnologia do VAR no maior palco do mundo, e se tornou um sucesso indiscutível. A tecnologia do sistema de impedimento semiautomático é uma evolução do sistema do VAR. Essa tecnologia culmina três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

A Al-Rhila, bola oficial da Copa do Qatar, irá contar com um sensor interno para que os responsáveis pela arbitragem de vídeo possam identificar com precisão o momento do contato de um jogador com a bola.

Combinando a tecnologia das câmeras com a do sensor da bola, os árbitros presentes na cabine de vídeo receberão um alerta automático com a indicação do impedimento. No entanto, os membros do VAR deverão validar a proposta da marcação após uma verificação manual.

Mais matérias desta edição