Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
RESPIRO

APÓS ALTOS E BAIXOS, CSA SE RECUPERA E LEVANTA TROFÉU DA COPA ALAGOAS

Campanha azulina foi marcada por crise, derrotas, troca de técnico, desligamento do presidente e taça conquistada

Por Pedro Ferreira | Edição do dia 13/04/2024

Matéria atualizada em 13/04/2024 às 04h00

CSA fez uma grande festa, após a conquista do título da Copa AL
CSA fez uma grande festa, após a conquista do título da Copa AL | Augusto/CSA

A Copa Alagoas conquistou seu espaço no coração do torcedor do CSA em 2024!

Embora essa não tenha sido a competição prioritária do clube, no início do planejamento anual, o Azulão viu uma oportunidade em meio à crise institucional e péssimos resultados no Campeonato Alagoano e Copa do Nordeste, de elevar a moral do elenco para a Série C, e conquistar mais um titulo para a sua enorme galeria de troféus.

A conquista do título inédito começou no dia 31 de janeiro, com uma vitória tranquila, fora de casa, sobre o Coruripe. Porém, a turbulência que pairava sobre a diretoria do clube e a queda do técnico Rogério Corrêa, com apenas três rodadas, começaram a refletir dentro de campo. Já na segunda rodada, o CSA conheceu sua primeira derrota. O algoz da vez foi o CSE, que venceu, por 2 a 1, no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios.

Na 3ª rodada da Copa AL, o time sofreu mais um revés: perdeu para o Penedense, fora de casa, por 2 a 1.

Desejando espantar a crise e buscando se recuperar na competição, no dia 21 de fevereiro o Azulão fez seu dever de casa e goleou, por 6 a 0, o frágil Dimensão Capela, time da 2ª Divisão do Alagoano.

E, mesmo melhorando sua classificação na Copa, os resultados negativos do Estadual fizeram com que Marcelo Cabo fosse dispensado. O que não impediu mais uma vitória na 5ª rodada, contra os garotos do CRB, por 1 a 0.

Na última rodada da fase de grupos, a equipe alviceleste só dependia de si para garantir a classificação para a semifinal. E conseguiu assegurar a vaga, com uma vitória tranquila sobre o Cruzeiro, por 2 a 0, em 13 de março.

Já sob comando do novo treinador, Cristian de Souza, a equipe enfrentou o Murici. No primeiro jogo, o Verdão arrancou um empate heroico, de 3 a 3, em Maceió. E, na segunda partida, o CSA venceu bem, por 3 a 0, e garantiu a vaga na final. Na decisão, onde enfrentou o Penedense, no dia 31 de março, a tensão tomou conta e, mesmo jogando diante da sua torcida, a equipe maruja só ficou no empate: 1 a 1.

No jogo da volta no Alfredo Leahy, em 3 de abril, com gol de Gustavo Xuxa, o CSA venceu o Penedense, por 1 a 0, e ergueu o troféu inédito da Copa Alagoas 2024.

SÉRIE C

Após muita demora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou oficialmente, na noite dessa sexta-feira (12), a tabela detalhada das oito primeiras rodadas da Série C 2024. Único alagoano envolvido na disputa, o CSA estreia na competição dia 20 de abril, às 19h30, contra o Ypiranga de Erechim, no Colosso da Lagoa.

*Veja nesta edição, o poster do CSA, campeão da Copa Alagoas de 2024.

Mais matérias desta edição