Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5873
REVOLTA

RODRI LEVA BOLA DE OURO; VINI JR. E REAL BOICOTAM EM PROTESTO

Jogador do Manchester City quebra jejum de 64 anos da Espanha e supera brasileiro

Por GE e Gazeta Esportiva | Edição do dia 29/10/2024

Matéria atualizada em 29/10/2024 às 04h00

Volante Rodri, de 28 anos, foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024
Volante Rodri, de 28 anos, foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024 | Foto: AFP

A espera do Brasil continua. Depois de 64 anos, um espanhol é coroado como o melhor jogador do mundo. O meio-campista Rodri, do Manchester City, desbancou o favorito Vinicius Junior e ganhou a Bola de Ouro de 2024. O campeão da Euro pela Espanha, de 28 anos, é o vencedor na primeira edição com parceria da Uefa e a revista France Football, organizadora do evento.

O Brasil segue sem um vencedor na premiação depois de 17 anos. Vini Jr., no entanto, obteve a melhor posição de um jogador brasileiro desde que Kaká foi coroado, em 2007. Antes do atacante do Real Madrid, o melhor desempenho no período foi de Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017.

Rodri é o terceiro espanhol a ganhar a Bola de Ouro. Antes, apenas o argentino naturalizado espanhol, Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960) haviam vencido a premiação, em uma época na qual apenas europeus concorriam. Em seu discurso, Rodri citou outros ídolos da Espanha e disse que sua coroação é uma vitória do futebol do país.

“Não é uma vitória minha, é uma vitória do futebol espanhol. São muitos jogadores que poderiam ter ganhado, Xavi, Iniesta, Busquets. Muitos amigos me escreveram dizendo que o futebol ganhou”, discursou Rodri.

Apontado como favorito à conquista antes da premiação, o atacante Vini Jr. não compareceu à cerimônia. Segundo o ge apurou, o Real Madrid soube nos bastidores que o brasileiro não seria o coroado, e nenhum indicado do time esteve presente. Oficialmente, o clube afirmou que “não vai onde o Real Madrid não é respeitado”.

OS 10 PRIMEIROS

1º: Rodri (Manchester City/Espanha)

2º: Vini Jr. (Real Madrid/Brasil)

3º: Bellingham (Inglaterra/Real Madrid)

4º: Carvajal (Real Madrid/Espanha)

5º: Haaland (Manchester City/Noruega)

6º: Mbappé (PSG/Real Madrid/França)

7º: Lautaro Martínez (Inter de Milão/Argentina)

8º: Lamine Yamal (Barcelona/Espanha)

9º: Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha)

10º: Harry Kane (Bayern/Inglaterra)

AS 10 PRIMEIRAS

1ª: Aitana Bonmatí (Espanha/Barcelona)

2ª: Caroline Graham Hansen (Noruega/Barcelona)

3ª: Salma Paralluelo (Espanha/Barcelona)

4ª: Sophia Smith (EUA/Portland Thorns)

5º: Lindsey Horan (EUA, Lyon)

6º: Mallory Swanson (EUA, Chicago Red Stars)

7º: Marie-Antoinette Katoto (França, Paris Saint-Germain)

8ª: Mariona Caldentey (Espanha, Barcelona / Arsenal)

9ª: Trinity Rodman (EUA, Washington Spirit)

10ª: Alexia Putellas (Espanha, Barcelona).

VEJA TODOS OS PREMIADOS DO EVENTO:

Troféu Kopa (melhor jogador sub-21): Lamine Yamal, do Barcelona; Clube do ano no futebol feminino: Barcelona; Clube do ano no futebol masculino: Real Madrid; Troféu Gerd Muller (jogador com mais gols por clube e seleção na temporada): Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, do Real Madrid; Troféu Yashin (melhor goleiro): Emiliano Martínez, do Aston Villa; Prêmio Sócrates (reconhecimento a atletas envolvidos em causas sociais): Jenni Hermoso, do Tigres-MEX; Troféu Johan Cruyff (melhor treinador(a) de futebol feminino e masculino): Emma Hayes, do Chelsea, e Carlo Ancelotti, do Real Madrid; Bola de Ouro feminina: Aitana Bonmatí, do Barcelona; Bola de Ouro masculino: Rodri, do Manchester City.

Mais matérias desta edição