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SAUBER ANUNCIA BORTOLETO E F1 VOLTA A TER BRASILEIRO EM 2025

Brasil é o terceiro maior formador de campeões na elite do automobilismo europeu

Por GE | Edição do dia 07/11/2024

Matéria atualizada em 07/11/2024 às 04h00

Jovem Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado como reforço da Sauber para 2025
Jovem Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado como reforço da Sauber para 2025 | Vince Mignott/MB Media/Getty Images

Cerca de 84 meses e 2556 dias. Esse foi o exato período de tempo em que nenhum brasileiro correu de forma integral na F1, desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017. Mas a espera, enfim, terminou: o jovem Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado como reforço da Sauber para 2025 e completa o grid da próxima temporada, trazendo de volta a bandeira brasileira à categoria.

Desde julho, ele passou a ser especulado para o segundo assento da Sauber para a temporada 2025 da F1, o que ganhou ainda mais força nos dias que sucederam o GP de São Paulo deste ano. Ele assume a vaga de Valtteri Bottas e formará a dupla do time suíço ao lado de Nico Hulkenberg, que deixará a Haas rumo ao time suíço em 2025.

Líder do atual campeonato da Fórmula 2, e campeão da Fórmula 3 em 2023, ele já tem 30 pontos da superlicença (documento exigido para guiar na categoria) e, mesmo que não leve o título da F2 deste ano, conseguiria os dez restantes só por terminar a temporada, ao menos, em 6º lugar.

O jovem de São Paulo será o 32º piloto do Brasil a passar pela categoria; o primeiro desde Pietro Fittipaldi, que substituiu Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi após o grave acidente do franco-suiço em 2020, e o primeiro desde Felipe Massa, em 2017 - quando se trata de temporadas inteiras.

Bortoleto é assessorado há dois anos por Fernando Alonso por meio da A14, empresa fundada pelo bicampeão. No ano seguinte, juntou-se à Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por lançar para a F1 nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri. Em exclusiva ao ge, ele revelou a influência do bicampeão no acordo com a equipe britânica.

TRAJETÓRIA

O piloto paulista começou a competir de kart aos 7 anos de idade, no Brasil, em 2011. Campeão brasileiro e vice estadual da modalidade, na categoria Mirim, foi para a Europa em 2013. Lá, conquistou o terceiro lugar no Mundial e no Europeu CIK-FIA (categoria OK Junior). Também venceu o Sueco de kart, e foi vice na WSK Super Master Series.

O jovem estreou em carros de fórmula (open wheel) em 2020 na Fórmula 4 italiana, com a equipe Prema. Sua primeira temporada valeu um 5º lugar no campeonato de pilotos, com uma vitória e quatro pódios. De lá, ele foi para a Fórmula Regional Europeia (FRECA), categoria que disputou por dois anos. O primeiro deles foi com a FA Racing, equipe de Alonso, procurada pelo próprio Bortoleto.

O brasileiro ficou em 15º no campeonato e, em 2022, passou a correr pela R-Ace GP, campeã no ano anterior. Suas duas vitórias, na Bélgica e na Espanha, renderam um sexto lugar no campeonato. O bom momento rendeu um contrato com a Trident para disputar a F3 em 2023: Gabriel venceu em sua etapa de estreia, no Bahrein.

O adolescente voltou a vencer, na etapa seguinte, na Austrália. Com 20 pontos de vantagem, passou a liderar o campeonato, estendendo sua liderança com um pódio no Circuito de Spielberg na Áustria.

Posteriormente, Zak O’Sullivan surgiu em segundo lugar na tabela, mas o paulista já havia anotado 43 pontos suficientes para mantê-lo na liderança até o fim da temporada. O título foi assegurado pela ausência de seus rivais, Paul Aron e Martí, na pole position da última etapa, em Monza na Itália. Com isso, Gabriel tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um título da F3. Ainda no fim de 2023, ele foi anunciado como titular da Virtuosi na Fórmula 2, último degrau rumo à F1. A estreia no Bahrein foi com uma pole position - Gabriel chegou em sexto na corrida sprint e foi 5º no domingo.

Sua segunda pole foi na etapa de Imola, quando o brasileiro passou a usar um capacete em homenagem a Ayrton Senna. Lá, ele conquistou seu primeiro pódio ao chegar em 2º lugar na corrida principal, vencida pelo futuro rival Isack Hadjar. Em Mônaco, mais uma segunda colocação; a primeira vitória chegou duas rodadas depois, na Áustria.

Seu terceiro pódio da temporada, em Spa-Francorchamps, o fez subir para a vice-liderança do campeonato que tinha o francês Hadjar em primeiro. Bortoleto ainda venceria segunda vez, com muita autoridade, em Monza, na Itália: largando em último lugar.

O brasileiro chamou atenção pelo desempenho e recebeu elogios da McLaren, de Alonso e até da própria F1, pelas redes sociais. A conquista o deixou a 10,5 pontos de Hadjar na tabela, diferença superada por ele com o 4º lugar no Azerbaijão. Dias antes, no início de setembro, Bortoleto estreou com carros de F1: ele guiou um modelo antigo da McLaren no Circuito de Spielberg, na Áustria – palco de sua primeira vitória na F2.

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