Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN26052020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 26/05/2020

Matéria atualizada em 26/05/2020 às 06h00

Com a popularidade despencando a cada dia que passa, o governador Renan Filho está como barata tonta, atordoado, esperando que um milagre possa acontecer.

Nos bastidores ele reconhece que começou a se movimentar com atraso, o que fez com o coronavírus avançasse a passos largos em praticamente todo o estado de Alagoas.

Enquanto o povo torce para que a doença não se alastre mais e o sistema de saúde não entre em colapso total, as estatísticas mostram que Alagoas é o estado que menos processa exames da Covid–19, embora o governo venha com a história de que está fazendo o dever de casa.

A negligência do Estado ao enfrentar a pandemia do coronavírus, é o preço que a população alagoana infelizmente está pagando pela omissão de seus dirigentes.


CONFINAMENTO

A população começa a se revoltar pelo confinamento agressivo decretado pelo governo, onde as praias são bloqueadas, o povo proibido de fazer exercícios físicos ao ar livre, bares e restaurantes fechados e um atendimento médico sofrível. Tudo por culpa da falta de planejamento das autoridades que apostavam ser o coronavírus apenas o portador de uma gripezinha.


PRESENTE DE GREGO

O congelamento dos salários dos servidores públicos estaduais até 31 de dezembro de 2021, em troca de mais recursos, talvez tenha sido o maior presente de grego dado pelo governador Renan Filho. Aliás, não dar reajuste aos servidores sempre foi a meta do governo de Alagoas, indiferente à situação de dificuldades da sua massa trabalhadora.


OLHO NAS COMPRAS

O Ministério Público e os demais órgãos de fiscalização do Estado devem ficar de olho nas compras emergenciais com dispensa de licitação. É bom mesmo ficar atento, principalmente depois que forças de inteligência das polícias colocaram na cadeia, em vários estados do País, comerciantes espertalhões os quais, com empresas de fachada, superfaturaram equipamentos hospitalares, especialmente respiradores para o tratamento da Covid-19.


EXEMPLO

Como Alagoas também faz parte de todo esse processo de compras emergenciais, nada melhor de que total transparência nas aquisições dos produtos, mesmo por que, há alguns meses, a Secretaria de Estado da Saúde esteve na mira de operações da Polícia Federal, no esquema de órteses e próteses que chegou até a prender Lívia Barbosa, filha do secretário de Educação Luciano Barbosa.


DENÚNCIA

A promotora de Justiça Adilza Inácio de Freitas iniciou uma investigação para apurar suposta falta estrutura no Hospital São Vicente de Paulo, no município de União dos Palmares, para estabilizar pacientes com sintomas de Covid-19. A denúncia foi feita pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), após visita técnica ao local, no último dia 3 de abril.


DENÚNCIA 2

De acordo com a entidade, o hospital trabalha com fluxo diferenciado para os pacientes sintomáticos disponibilizando acolhimento, classificação de risco e isolamento em uma sala, mas que ainda precisa de reforma e aquisição de equipamentos para poder implantar um leito de estabilização.


ADOÇÃO

Alagoas tem hoje 464 crianças em unidades de acolhimento e 32 aptas para adoção. Segundo o Sistema Nacional de Adoção, são 389 pretendentes no Estado. Desde o ano passado, 22 crianças foram adotadas em Alagoas pelo Cadastro Nacional de Adoção.


» O Ifal está com inscrições abertas para o preenchimento de 63 vagas remanescentes na seleção de bolsistas para atuar nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a distância ofertados pela instituição. As inscrições no certame são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

» O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas informou, ontem, que tem 28 profissionais infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) e 97 considerados como casos suspeitos.

» De acordo com os dados do boletim, a Corporação já registrou o relato de possível contaminação de mais de 200 bombeiros. Atualmente, dos casos em investigação, 26 estão em quarentena domiciliar e 71 em afastamento preventivo.

Mais matérias desta edição