Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN27052020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 27/05/2020

Matéria atualizada em 27/05/2020 às 06h00

Com o advento do coronavírus, o estado de Alagoas tem enfrentado outras dificuldades para superá-las. Primeiro no que se refere à captação de impostos e, segundo, aguarda pacientemente os repasses oriundos do governo federal.

Uma das maiores preocupações no momento é honrar o salário dos servidores, que ninguém sabe como vai ficar durante o tempo de pandemia, já que o comércio e a indústria, repassadores principais do ICMS, não têm como abastecer os cofres do Estado. Mesmo assim, a administração estadual trabalha para manter os pagamentos em dia e ainda sinaliza o pagamento da antecipação do 13º salário.

A depender da elasticidade da crise, o Estado estuda, em casos mais graves, outras alternativas, a exemplo de um socorro emergencial do governo federal para evitar danos maiores na sua economia e na de seus colaboradores..


ESPERANDO REFORÇO

Quem passou pelo Hospital de Campanha instalado no Centro de Convenções Ruth Cardoso deparou-se com uma situação preocupante. De prático e funcionável, quase nada. Até ontem faltavam equipamentos, pessoal especializado e insumos próprios para o combate à pandemia. No local, apenas camas espalhadas pelos corredores aguardando pacientes que fazem filas nas UPAs, postos de saúde e hospitais.


AGONIA

Numa onda crescente, em que o número de mortes pela Covid-19 já atingiu 337 e com mais de 6 mil e 700 casos até a noite de segunda-feira, a preocupação agora do governo do Estado é evitar que o sistema de saúde local entre em colapso total. Com as casas de saúde particulares lotadas e que não aceitam mais pacientes, o temor agora é a superlotação dos hospitais públicos. A situação é tão grave que doentes já enfrentam filas para um leito ou uma vaga nas UTIs.


SINAL DE ALERTA

As operações realizadas ontem pelo Polícia Federal no Rio de Janeiro sobre o superfaturamento de hospitais de campanha e de equipamentos para o combate ao coronavírus são um alerta para os demais estados. Ninguém menos do que o governador do Rio, Wilson Witzel, foi alvo principal sob o suposto desvio de verbas contra a Covid. A onda pode atingir nas próximas horas outras unidades da Federação.


ALTO LÁ

As comunidades científicas já não acreditam numa solução eficiente do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina usados em pacientes infectados pelo coronavírus, desaconselhado até pela Organização Mundial de Saúde. Aqui, em Alagoas, os medicamentos são ainda utilizados em larga escala, mesmo que eles possam apresentar graves efeitos colaterais. Sem ter outra opção no momento, é o tradicional “salve-se quem puder”.


ISOLAMENTO

Alagoas voltou a registrar queda no índice de isolamento social, atingindo apenas 44% na segunda-feira, ocupando a 11ª colocação. Os dados foram divulgados ontem pela empresa In Loco, que faz o monitoramento através do rastreamento de aparelhos celulares.


ISOLAMENTO 2

No último domingo (24), a taxa chegou a 56,24%. O maior valor de isolamento já contabilizado no final do mês de março, quando o Estado teve 60,23% da adesão. O levantamento mostra que Alagoas obteve índices mais elevados nos fins de semana.


COVID

Desde o início da pandemia do novo coronavírus até ontem, a Santa Casa de Maceió já atendeu 3.004 pacientes com suspeita de infecção. O hospital registrou 834 casos positivos da doença e um total de 35 óbitos.coluna.


» Os beneficiários dos imóveis do Residencial Vale do Parnaíba começaram a receber as chaves dos apartamentos, que ficam localizados no bairro Rio Novo, em Maceió.

» As 240 unidades habitacionais do Vale do Parnaíba são destinadas a famílias atingidas pelas chuvas de 2017 e que vivem em condições de vulnerabilidade social e em áreas de risco.

» O governo federal deve disponibilizar, nos próximos 15 dias, a lista de beneficiários do programa de auxílio emergencial de R$ 600.

» A CGU também está monitorando, em parceria com o Ministério da Cidadania, o pagamento irregular do benefício a pessoas que não teriam o direito de receber.

Mais matérias desta edição