Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN28052020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 28/05/2020

Matéria atualizada em 28/05/2020 às 06h00

Enquanto não houver a compreensão da população, as feiras livres continuarem em pleno vapor, grande parte da sociedade descumprindo as medidas do decreto de emergência, a tendência é aumentar o número de vítimas fatais e infectados pelo coronavírus.

É por isso e por outras coisas que o governo não descarta, a qualquer momento, embora exista um grupo palaciano estudando a abertura do comércio paulatinamente, apelar para o lockdown, medida extrema para conter o avanço da doença que já atinge significativa parte da população.

Com o fecha tudo, a situação econômica da população entra em parafuso e acaba de uma vez por todas a possibilidade, em curto prazo, da recuperação do comércio e da indústria.


SACRIFÍCIOS

Uma medida dessa natureza implica vários sacrifícios e pelo menos o prefeito de Maceió, Rui Palmeira não concorda no momento com um aperto mais duro. É necessário que muitos segmentos entendam que a situação não é de brincadeira. A insistência de não cumprir com as regras que estão em vigor, é um risco calculado. Não seria interessante pagar pra ver.


CAMINHO DIFÍCIL

Nas estatísticas divulgadas até agora, Alagoas lidera em termos proporcionais no avanço do coronavírus. É só fazer uma comparação com alguns estados, a exemplo de Minas Gerais, tanto no número de mortos como de infectados.


RISCO IMINENTE

Ao pedir a decretação do estado de calamidade, Maceió demonstra esta no limite de suas possibilidades para atravessar a pandemia do coronavírus. Mesmo que venha recebendo críticas de alguns deputados, parece não restar ao prefeito Rui Palmeira outra caminho para administração o caos. É para lembrar, por exemplo, a queda no recebimento do IPTU e a dispensa desse imposto a todos que residem no Pinheiro e adjacências. O município abdicou, assim, de milhões de reais numa economia já bastante frágil.


INJEÇÃO

Se não bastassem as dificuldades e o avanço do Covid – 19, o governo federal tem atrasado os repasses financeiros prometidos e isso tem agravado estado e municípios nas providências a serem tomadas para o controle da doença. Ou todos se ajudam, ou ninguém sabe o que se espera daqui pra frente.


ISOLAMENTO

Como os especialistas prevêem de que o pico do coronavírus ocorra no começo de junho, o isolamento pedido pelo decreto governamental não tem sido atendido satisfatoriamente e a tendência é aumentar a proliferação da doença. Tanto o estado como o município de Maceió estudam outras alternativas para tentar superar o descumprimento da lei.


REMÉDIOS

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas está disponibilizando, em seu site, a lista dos estabelecimentos (farmácias comerciais e de manipulação) que tem em seu estoque os medicamentos preconizados nos Protocolos de Manejo Clínico Ambulatorial e Hospitalar da COVID -19 e Influenza, adotados pela União, Estado de Alagoas e Município de Maceió


LEILÃO

O leilão online com lotes de mercadorias apreendidas da Apple, que seria realizado pela Sefaz nesta sexta-feira (29), foi suspenso pela 17ª Vara Criminal da Capital. O leilão já contava com mais de 17 mil inscritos. De acordo com informações repassadas pelo juiz André Avancini, a suspensão acontece “apenas por uma questão de procedimento”, tendo em vista que as partes do processo não tiveram a chance de se manifestar sobre a avaliação dos bens.


» a Prefeitura de Maceió renovou os contratos com as quatro cooperativas de catadores de recicláveis para custear a continuidade da prestação do serviço.

» A Prefeitura mantém contrato com as cooperativas desde 2017, garantindo a renda mensal para mais de 100 famílias. Enquanto a coleta seletiva porta a porta está suspensa, os trabalhadores fazem o recolhimento dos resíduos depositados nos 17 Pontos de Entrega Voluntária.

» A SMTT intensificou as fiscalizações para garantir o cumprimento dos decretos municipal e estadual, que estabelecem medidas mais restritivas em relação ao transporte público e a proibição de estacionamentos nas orlas marítimas e lagunar da capital.

Mais matérias desta edição