Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN29052020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 29/05/2020

Matéria atualizada em 29/05/2020 às 06h00

A criação de um Novo Grupo Estratégico de Trabalho pelo governador Renan Filho para estudar a situação do coronavírus em Alagoas, principalmente em Maceió, sinaliza que praticamente está afastada a possibilidade da decretação de um lockdown como se pensava antes.

A tendência, dependendo do comportamento da doença nesses próximos dias, é flexibilizar a abertura do comércio e da indústria, se não na sua totalidade, mas em alguns setores vitais para girar a economia alagoana.

À frente do grupo de trabalho, os secretários Fábio Farias, George Santoro e Rafael Brito devem sugerir, até a próxima segunda-feira, novas medidas ao governador, que aparentemente afasta por completo a possibilidade de um fechar tudo.


AVALIAÇÃO

O grupo criado pelo governador terá a missão de fazer diariamente uma avaliação do quadro da pandemia com informações de todo o Estado, monitorando municípios e bairros que possam estar sem controle da doença. Dependendo dos resultados, aos poucos a situação tende voltar à normalidade.


VAI DEMORAR

Na opinião do secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, durante muito tempo o governo vai monitorar a situação e adequar as providências do estado de acordo com o pico da doença. Com o controle das circunstâncias aos poucos a flexibilidade irá aumentando, mas ele acredita que o estado de alerta continuará ainda por muito tempo.


PREOCUPANTES

Para a área de saúde, os bairros que atingiram um pico maior da Covid-19 nos últimos dias foram o Benedito Bentes, Jacintinho e Vergel do Lago. Para essas localidades, estado e municípios vão apertar ainda mais na fiscalização.


CONGESTIONADO

Mesmo com algumas unidades de saúde em pleno vapor, as críticas sobre o atendimento e a superlotação no Hospital Geral do Estado são constantes. Pacientes reclamam da alimentação e fazem até vídeos denunciando a omissão da prestação do serviço médico. Ou seja, o HGE parece ser um hospital que não tem jeito mesmo


DESENHOS RETIRADOS

O artista Levy Paz denunciou que uma obra sua realizada há quase dois e meio, na fachada da escola estadual Professor Virgínio de Campos, localizada na Ponta da Terra, em Maceió, está sendo retirada sem sua permissão, já que não o consultaram, o que vai contra a Lei que protege o direito autoral de artistas. Segundo o relato de Levy, um funcionário da unidade de ensino está sendo responsável por fazer uma nova textura nos muros, retirando, assim, os desenhos feitos por ele.


TELEATENDIMENTO

A SMTT já realizou 1.124 teleatendimentos à população durante o período de pandemia do novo coronavírus. Devido a publicação do Decreto Municipal, o órgão segue com os atendimentos presenciais suspensos nas repartições públicas. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. As dúvidas podem ser esclarecidas através do pelo e-mail atendimento@smtt.maceio.al.gov.br ou pelo Whatsapp (82) 98232-2887.


ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Após Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, a Justiça concedeu liminar determinando que seja fornecida alimentação escolar pelo município de Rio Largo, durante o período de suspensão das aulas em razão da pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura de Rio Largo deve ainda dar continuidade ao Programação de Alimentação Escolar e garantir que os alunos tenham acesso aos alimentos, de forma que haja ampla publicidade.


» A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico com previsão de chuvas de intensidade moderada a forte até o sábado (30).

» Com algumas pancadas intensas e rajadas de vento em pontos isolados do Litoral, do Agreste, do Baixo São Francisco e da Zona da Mata de Alagoas, essas chuvas podem gerar acumulados significativos nestas regiões.

» A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas, lançou mais um processo seletivo emergencial (PSE) voltado à contratação temporária de pessoal para o enfrentamento à Covid-19.

Mais matérias desta edição