Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN30052020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 30/05/2020

Matéria atualizada em 30/05/2020 às 06h00

A pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, revelou o que praticamente muita gente já sabia: as classes mais atingidas pelo coronavírus residem, justamente, nos bairros mais populosos, pobres e desassistidos pelo poder público. Benedito Bentes, Vergel do Lago e Jacintinho são apontados como os mais vulneráveis, seguidos de Ponta Grossa e Cidade Universitária, se contrapondo com outros da parte baixa da cidade. Alí, na periferia, é mais difícil do poder público exercer uma fiscalização mais intensa, principalmente nas feiras livres, onde a maioria das pessoas circula sem a devida proteção individual.

Para conter o avanço do coronavírus é necessário se fazer algo mais, com a população mais vulnerável desses bairros receberem apoio permanente do Estado e do município, além da fiscalização ser mais constante para que se cumpra o decreto em vigor.


AGRAVANDO

A superlotação dos cemitérios em Maceió já preocupa as autoridades sanitárias que projetam o crescimento de mais vítimas mortais até o mês de agosto. A ampliação do cemitério de São José, o maior da cidade, localizado no Trapiche da Barra, é uma das alternativas encontradas pelo município.


POR UM TRIZ

Por pouco o Alto de Ipioca não recebeu um cemitério de grande porte. O impacto ambiental que seria causado e a logística de transferência dos mortos para aquela localidade pesaram na escolha do local. O bairro de Santa Amélia pode ser a opção urgente do município, que vê a capacidade de outros cemitérios se esgotar rapidamente.


APROVEITADORES

Além dos problemas enfrentados pelo Estado e município nesta crise da pandemia, as autoridades anda têm que se preocupar com denúncias de pretensos candidatos quase que diariamente. São vídeos postados nas redes sociais com cunho eminentemente político fazendo campanhas antecipadas.


SEM BANDEIRAS

Pelo menos uma notícia boa todos os consumidores de energia elétrica. A Aneel – Agência Reguladora de Energia Elétrica decidiu que até o final do ano, em face da pandemia, não haverá cobrança extra na tarifa mensal das bandeiras amarela e vermelha. No próximo ano, bem, a história é outra.


SEM ALTERNATIVA

Parentes de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus afirmam que não existe alternativa a não ser arriscar os medicamentos que estão sendo questionados, como a cloroquina e hidroxicloroquina, desaconselhados até pela Sociedade Alagoana de Infectologia.


VAI VIR COM FORÇA

Passada a crise da pandemia, que todos esperam seja logo, o governo do Estado vai ver protestos contra a cobrança dos 14% da Previdência e o arrocho salarial que vêm passando o funcionalismo público. Diversas categorias já anunciaram que aguardam somente passar a fase mais difícil da crise para retomar a luta por salários e contra o desconto.


ANISTIA

Um projeto de lei oriundo do Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores vai melhorar a vida do contribuinte. A prefeitura vai perdoar em 100% os juros e multas dos impostos para quem acertar os débitos com o município. Além de aliviar o bolso dos inadimplentes, a prefeitura vai oxigenar seus cofres nesta crise da pandemia.


PESSIMISMO

Se as previsões fúnebres do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação – IHME dos Estados Unidos se confirmarem, Alagoas pode chegar a 1,8 mil mortos até o próximo mês de agosto.


» A Caixa Econômica anunciou que abrirá neste sábado, no horário das 8h às 12h, algumas agências para pagamento do auxílio emergencial aos que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro. Mas é bom o contemplado consultar as unidades que estarão abertas em Maceió.

» O atendimento nas unidades de saúde do Estado ainda é insuficiente para atender à grande demanda de pessoas suspeitas de terem contraído o coronavírus. Isso também tem agravada a situação de pacientes com outras doenças, excluindo-se os casos emergenciais de acidentes e agressões violentas.

» Desrespeito às regras de isolamento social tem provocado o crescimento do contágio do coronavírus.

Mais matérias desta edição