Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN02062020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 02/06/2020

Matéria atualizada em 02/06/2020 às 06h00

A renovação do decreto governamental sobre a manutenção das regras para conter o coronavírus, é o sinal de que o pico da pandemia em Alagoas ainda está para chegar, o que reforçam as medidas restritivas adotadas pelas autoridades sanitárias. Abrir o comércio e a indústria em todos os seus setores, neste momento, não está nos planos do governo, que antevê os problemas se agravarem neste mês de junho.

O risco maior, admitido pelo governo de Alagoas, por meio de sua Secretaria de Saúde, é o sistema não suportar a grande demanda de infectados pelo coronavírus e colapsar os hospitais e as unidades que estão praticamente no seu limite máximo de atendimento à população.


NO LIMITE

Abertura de novos leitos, inauguração de hospital, compra de respiradores e outras providências adotadas pelo governo, praticamente foram esgotadas. Agora é apelar para a colaboração da população no atendimento às regras do decreto e a sorte, no sentido de enfrentar a fase mais crítica desta pandemia no Estado.


CONTRASSENSO

Enquanto o governo orienta para a população ficar em casa, se puder ou usar máscara caso haja a necessidade de ir à farmácia ou a supermercados, o trânsito tem se mostrado intenso nas principais avenidas de Maceió, como se as recomendações não estivessem sendo cumpridas.


SEM ALTERNATIVA

A proteção individual e o isolamento social são requisitos fundamentais para se transpor a fase mais crítica da pandemia aqui no Estado. Sem isso, o pico da doença previsto pelas autoridades sanitárias para os próximos 15 dias, pode chegar a números alarmantes.


REFLEXO

A inoperância do Estado em não tratar como prioridade a saúde pública durante anos é a consequência da iminência do colapso hospitalar em todo o Estado, logo agora quando se prevê o pico do coronavírus para esta primeira quinzena do mês de junho.


LUTO

Foi sepultado na tarde de ontem o corpo do pastor Djair Nascimento de Almeida, de 54 anos, dirigente da Assembleia de Deus da Avenida Rotary, na capital alagoana. Djair era pastor desde 2016 e presidiu 3 igrejas em Maceió. É o segundo pastor da Assembleia de Deus em Alagoas a falecer durante a pandemia de Covid-19. O sepultamento ocorreu no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Farol, com acesso restrito, por causa da pandemia, e foi transmitido pelas redes sociais da igreja.


SEM SANGUE

O estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas, que sofreu uma drástica redução desde o início da quarentena provocada pelo novo coronavírus, continua preocupando nesta segunda-feira (1º). Segundo a gerente do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Verônica Guedes, havia apenas 152 bolsas em estoque neste primeiro dia útil da semana. De acordo com ela, a situação é considerada crítica.


CUIDADOS

Segundo a direção, o Hemocentro está adotando todos os cuidados para garantir a segurança da população neste período de pandemia. Todos os funcionários estão usando os Equipamentos de Proteção Individual [EPIs] e evitando aglomerações. Também foi montadas uma tenda do lado de fora do Hemoal está disponível a hemovan para trazer e levar em casa os grupos de pessoas que estejam dispostos a doar sangue. Um telefone também foi disponibilizado para tirar dúvidas da população a respeito da doação de sangue.


>> Segue aberto o período de visitação presencial aos veículos que serão leiloados pela SMTT de forma online, no dia 4, a partir das 10h..

» Ao todo, 254 automóveis em bom estado de conservação ou carcaças, que foram apreendidos há mais de 60 dias e que não foram procurados pelos seaus proprietários, estão disponíveis para consulta.

» A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma edição do drive-thru no Maceió Shopping, que fica em Mangabeiras. Desta vez, 3907 pessoas foram beneficiadas em três dias de funcionamento deste modelo de vacinação. A campanha, que foi estendida e segue até 30 de junho, visa imunizar o público-alvo contra três tipos graves da influenza

Mais matérias desta edição