Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN03062020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 03/06/2020

Matéria atualizada em 03/06/2020 às 06h00

A embrulhada em que o governo de Alagoas se meteu ao seguir os procedimentos adotados pelo Consórcio Nordeste na compra de respiradores por preços supostamente superfaturados é uma lição que deve ser aprendida com urgência nesta crise da pandemia.

Embora o dinheiro seja ressarcido aos cofres públicos, como afirmou o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, seguir procedimentos de outros estados é, no mínimo, precipitado. Com a descoberta de uma quadrilha que atuava em Salvador, ficou claro que nem sempre os outros estão com a razão.

De agora em diante, não custa nada o governo fazer seu próprio dever de casa, como licitações ou tomadas de preços, verificar se as empresas são realmente idôneas e não viajar no canto da sereia. Mesmo porque o Estado tem profissionais competentes e que sabem separar o joio do trigo.


ALERTA

Desde algum tempo os meios de comunicação vinham alertando para o risco do governo em acompanhar decisões e logísticas de outros estados, ou a reboque de autoridades semelhantes no Nordeste. Ainda bem que em tempo hábil foi descoberto o golpe pelo próprio Consórcio Nordeste na compra de 300 respiradores que nunca chegaram aos seus destinos. Recuperar o que foi investido pelos estados na compra desses instrumentos é que é o nó.


PRECAUÇÃO

Dizem os mais experientes que não custa nada de se cercar de todas as garantias para efetuar qualquer compra emergencial, ou seja, prudência e bom senso. Foi o que faltaram ao estado em acompanhar decisões do Consórcio Nordeste desde o início da pandemia na pressa de fazer um “negócio da China”.


NA CADEIA

Até o começo da noite de ontem a Operação Ragrarok já havia prendido três pessoas e feito busca e apreensões em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal no encalço de uma quadrilha que fraudava a venda de respiradores e outros equipamentos hospitalares, onde Alagoas está inserida como uma das vítimas do golpe.


REABERTURA

A reabertura de segmentos do comércio e da indústria deverá acontecer aos poucos de acordo com avaliação do novo grupo de trabalho criado pelo governo do Estado. Pelo menos é o que pensa o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, que também não descarta o alongamento das medidas durante algum tempo.


MULTAS

Em Maceió, 299 veículos foram multados por descumprimento do decreto municipal nº 8.896, que proíbe o estacionamento em ruas e avenidas das orlas marítima e lagunar. Os números consideram o total de multas registradas desde o início das operações da SMTT. Moradores dos prédios localizados na orla também estão proibidos de estacionarem na faixa litorânea, sendo obrigados a buscarem os estacionamentos dos edifícios.


PESQUISA

O Ibope Inteligência vai iniciar, amanhã, uma nova etapa da pesquisa que tem o objetivo de medir o nível de imunização da população em relação ao novo coronavírus. Eles têm feito testagens nas pessoas em casa para saber se elas estão infectadas pelo vírus. Essa nova etapa segue até o sábado (6), em Maceió, onde cerca de 250 pessoas serão testadas.


PESQUISA 2

O intuito da pesquisa é auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia da Covid-19, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus. Na primeira fase, em maio, foram feitas 234 entrevistas em Maceió.


» A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lançou um edital para publicação de 30 e-books, cujos temas devem estar diretamente relacionados à pandemia de Covid-19.

» As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de agosto, eletronicamente. O tema foi escolhido tendo em vista os recursos obtidos junto ao MEC decorrente das ações da Ufal no âmbito de combate à Covid-19

» Candidatos do Enem 2020 que não pagaram a taxa de inscrição poderão gerar um novo boleto e quitá-lo até o dia 10 de junho. A opção estará disponível na página do participante a partir de hoje.

» O prazo havia se encerrado em 28 de maio. Segundo o órgão, cerca de 300 mil candidatos fizeram a inscrição, mas não pagaram a taxa de R$ 85.

Mais matérias desta edição