Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN10042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 10/04/2021

Matéria atualizada em 10/04/2021 às 04h00

Pode não ter sido muito, mas, nas avaliações de pessoas ligadas à administração pública, o prefeito JHC fez em 100 dias de governo aquilo que realmente poderia fazer. Em que pese a grave crise financeira e os inúmeros compromissos assumidos, o prefeito avançou nas políticas públicas.

Teve a audácia de reduzir o preço das passagens dos coletivos, beneficiando a grande massa populacional, negociou preços na prestação de serviços da iluminação pública e coleta de lixo e acelerou obras da gestão passada inconclusas, demonstrando que daqui pra frente a história é outra.

Entendendo que a máquina pública pode ser gerida com eficiência, deu um freio nas nomeações de cargos comissionados e criou mecanismo próprio de controle interno para evitar a corrupção no serviço público.


PRIORIDADES

Assumindo o compromisso com a qualidade de vida dos maceioenses desde o primeiro dia de gestão, JHC tem se mostrado prática nas suas ações. No seu projeto de governo tem priorizado medidas para ajudar a juventude estudiosa da capital, projetando passagens gratuitas possivelmente a partir do segundo semestre.


DEVER DE CASA

Com os cofres combalidos e muitos débitos a honrar de inúmeros contratos deixados pela administração passada, a prefeitura tem trabalhado para manter os serviços essenciais, dá sequência a obras como a Ecovia Norte, que flexibilizará o tráfego da parte alta para a parte baixa da cidade, e retomar com força o Programa Lagunar.


AVANÇO NA SAÚDE

Paralelamente, num trabalho conjunto com todas as secretarias envolvidas, o município de Maceió tem contribuído para a vacinação em massa na capital, instalando mais pontos móveis e possibilitando meios para que grupos prioritários sejam imunizados.


CADÊ O CHAMAMENTO?

É preocupante o número de pessoas idosas que deixaram de comparecer aos postos de vacinação, na capital e interior, para receber a segunda dose da vacina. O Estado já deveria ter feito uma massiva campanha de utilidade pública para sensibilizar os faltosos. A imunização se completa com as duas doses.


PENSANDO NO BOLSO

No editorial deste sábado, a Gazeta enfoca a polêmica em torno da pauta dos combustíveis em Alagoas. O fato é que o preço médio da gasolina continua sendo um dos mais altos do Nordeste, segundo dados recentes da ANP. Em torno deste tema, o que existe mesmo de vazio é o bolso do sofrido contribuinte alagoano.


VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Em apenas uma semana, a campanha Vacina Solidária conseguiu arrecadar duas toneladas e seiscentos quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza. A informações foi divulgada na sexta-feira (9), pela Prefeitura de Maceió. A campanha está arrecadando os donativos nos pontos de vacinação contra a Covid espalhados pela capital. A população pode fazer a doação todos os dias, das 9h às 16h.


SEQUELAS

A partir deste sábado (10), os pacientes que tiveram complicações após contraírem a Covid serão atendidos no PAM Salgadinho, em Maceió, onde passará a funcionar o Centro de Especialidades Eliane Machado, da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as especialidades oferecidas pelo posto continuarão disponíveis para a população. A unidade permanecerá funcionando de segunda a sexta, das 7h às 19h. O fluxo de acesso do usuário ao atendimento também será mantido.


» Os óbitos em decorrência de Covid subiram para 348.718 na sexta-feira (9). Segundo informou o Ministério da Saúde, em 24 horas foram registradas 3.693 novas mortes.

» Até o início da noite de sexta-feira, haviam sido distribuídos 47,2 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicados 25,3 milhões de doses, sendo 19,6 milhões da 1ª dose e 5,7 milhões da 2ª dose.

» É grave. Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 768 cidades brasileiras têm pessoas com covid-19 em estado grave esperando por um leito de UTI.

Mais matérias desta edição