Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN15042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/04/2021

Matéria atualizada em 15/04/2021 às 04h00

A CPI da Covid foi oficialmente criada, e diante do leite derramado, o Planalto articula o contra-ataque. Segundo a jornalista Thaís Oyama, do portal UOL, a estratégia é que os aliados do presidente Bolsonaro na comissão, sob o comando do presidente do PP, Ciro Nogueira, centrem fogo na discussão do uso dos recursos federais na pandemia pelas gestores estaduais — com foco nos governadores do Nordeste. "É o bunker da esquerda hoje", diz um assessor palaciano.

A coisa tem potencial para cair no colo do governador Renan Filho. Ainda segundo a jornalista do UOL, Bolsonaro quer que três governadores da região sejam alvos prioritários dos seus artilheiros da comissão: os petistas Rui Costa, da Bahia, e Camilo Santana, do Ceará; mais Flávio Dino (PC do B), do Maranhão. Renan Filho (MDB-AL) também entrará na mira dos bolsonaristas como forma de "cortar as asas" de seu pai, o senador Renan Calheiros, já confirmado na CPI.


DESTINO DOS REPASSES

Embora a legislação não permita às Comissões Parlamentares de Inquérito investigarem governadores ou governos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu que a da Covid tratará, além das ações e inações do governo Bolsonaro na pandemia, também do destino que tiveram os repasses de verbas para estados e municípios feitos pelo governo federal.


BRECHA BOLSONARISTA

É por meio dessa segunda frente de investigações que o governo espera dividir com adversários os prejuízos da CPI da Covid. Um dos primeiros casos a serem levantados com esse propósito pelos aliados de Bolsonaro na comissão será o da compra de respiradores feita pelo Consórcio Nordeste.


CALOTE

No ano passado, por iniciativa do governador da Bahia, Rui Costa, o grupo pagou antecipadamente à empresa Hempcare 48 milhões de reais pela compra de 300 respiradores que nunca chegaram a ser entregues. O dinheiro tampouco foi devolvido e as investigações, que correm sob sigilo, provocaram a queda do secretário da Casa Civil de Rui Costa, Bruno Dauster.


PF PELO NORDESTE

O plano de Bolsonaro para fazer frente à CPI que ele fez de tudo para não ser criada surge às vésperas de um movimento estratégico do novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino. Com a instalação da CPI da Covid e diante do contra-ataque planejado pelo governo, é certo que escolherá os chefes dos estados do Nordeste a dedo.


RECURSOS DO SUS

A Comissão de Saúde e Seguridade Social vai realizar uma audiência pública, na próxima segunda-feira, 19, a partir das 9 horas, com o objetivo de debater a prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referente aos 2º e 3º quadrimestres de 2019. Deputados querem detalhes sobre o que já foi feito e também e do planejamento para a saúde do Estado nos próximos meses.


CONFUSÃO

A Corregedoria da Polícia Militar de Alagoas abriu procedimento para investigar episódio envolvendo supostamente dois policiais da corporação, ocorrido no bairro do Pontal da Barra, em Maceió. Um vídeo que está sendo amplamente compartilhado nas redes sociais mostra a confusão no instante em que um homem apontado como sargento da PM dá voz de prisão a um soldado.


CONFUSÃO 2

No dia da confusão, os moradores disseram que disparos foram efetuados e atingiram uma casa em frente à residência do militar. Os donos acusam o próprio soldado da ação. Por meio de nota, a Polícia Militar informou que a Corregedoria está tomando as medidas cabíveis para identificar, ouvir os envolvidos e apurar o fato.


» Para possibilitar o agendamento da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Maceió assinou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Recife (PE). A partir de agora, o Município poderá utilizar a tecnologia do aplicativo Conecta Recife.

» O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário vem realizando campanhas para receber doações de leite materno, para suprir as demandas da UTI e do CTI Neonatal. Por causa da pandemia, o número de doadoras reduziu, mas a necessidade segue constante.

» Existe uma demanda diária de quatro litros por dia na UTI Neonatal do HU, que é suprida através da coleta de leite das próprias mães das crianças internadas e das doações.

Mais matérias desta edição