Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN10092021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 10/09/2021

Matéria atualizada em 10/09/2021 às 04h00

A nova presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Camila Ferraz, nomeada pelo governo do Estado depois de seu nome ser aprovado pela Assembleia Legislativa, vai, de pronto, enfrentar batalhas de tarifas nada simpáticas para a população.

Como o reajuste na tarifa de água de 8% foi derrubado pela Justiça numa ação de deputados da oposição, Camila deve ter suas dificuldades para atender às solicitações das empresas e consequentemente não desagradar o governo de Alagoas.

Com um mandato de três anos, Camila terá que ter a habilidade de transitar entre as partes e administrar situações que possam vir a penalizar a população alagoana.


ENCRENCA

O secretário Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da prefeitura de Maceió, Pedro Vieira, arranjou uma encrenca e tanto com a Prime e, consequentemente, com o Ministério Público Estadual. Acusado de segurar processos na Sedet, de onde é o titular da pasta, o MP já pediu à Justiça o afastamento temporário de suas funções e “de se abster de influenciar clandestinamente no destino do processo”, diz o Ministério Público.


SEM BLOQUEIO

Em Alagoas, pelo menos até ontem à noite, não havia nenhum sinal de bloqueio dos caminhoneiros nas estradas federais. Paralelamente, o presidente Jair Bolsonaro pediu à categoria para liberar as rodovias para não comprometer a economia e principalmente às pessoas mais pobres.


AVANÇO PERIGOSO

A prefeitura de Maceió despertou e começa a se preocupar com o avanço da maré, que tem atingido níveis preocupantes. Em Santa Catarina, o prefeito JHC está conhecendo um projeto no Balneário de Camboriú que ameniza os efeitos do avanço do mar.


EQUILÍBRIO

Enquanto a oposição apostava no quanto pior, melhor, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, teve uma posição de equilíbrio para não tumultuar ainda mais o processo de instabilidade política. Ele defendeu o entendimento, o respeito entre os poderes e muito trabalho em defesa do povo brasileiro.


PRIORIDADE

O Ministério da Saúde está estudando a possibilidade de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid a partir já deste mês de setembro, para pessoas que possuam comorbidades. Por enquanto.


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Se o superintendente da Vice-Governadoria, José Carlos Gomes, não conhece os servidores nomeados pelo governador Renan Filho para sua pasta, como então o gabinete não é fantasma?


COVID

Em 24 horas, foram registrados 30.891 novos casos de covid-19 e 753 mortes em decorrência da doença em todo o Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em seu balanço diário, publicado nesta quinta-feira (9). Não foram incluídos os dados de hoje de Roraima e de Rondônia. Com as novas mortes, 585.174 pessoas perderam a vida para a doença desde o início da pandemia.


COVID 2

Segundo o Ministério da Saúde, o país ficou com a média móvel de mortes (total de óbitos em uma semana dividido por sete dias) de 543, a menor desde 6 de dezembro. Ainda há 3.481 falecimentos em investigação. Com os novos casos, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a 20.958.899. A média móvel de casos está em 20,1 mil, a menor desde o início do ano conforme o Ministério da Saúde. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 ultrapassou os 20 milhões, totalizando 20.002.562.

» Alagoas registrou 5.055 casos de picadas de escorpião no primeiro semestre de 2021, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

» Em 2020, os total de pessoas picadas pelo aracnídeo foi 10.012, sendo 5.096 apenas no primeiro semestre. Na comparação com este ano, a quantidade no primeiro semestre reduziu 0,80%.

» No próximo domingo (12), todos os pontos de vacinação contra a Covid em Maceió estarão fechados, excepcionalmente neste dia, retornando na segunda-feira (13). A Prefeitura recomenda que todas as pessoas com segundas doses marcadas para essa data se programem para concluir o ciclo antecipadamente.

Mais matérias desta edição