Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN20012022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/01/2022

Matéria atualizada em 20/01/2022 às 04h00

O aumento do número de contaminações da Covid-19 e da síndrome gripal que tem congestionado UPAs e hospitais em Alagoas, é uma projeção de que, conscientemente, todas as atividades relacionadas com o carnaval devem ser cuidadosamente analisadas. Pelas informações de médicos infectologistas a nível de Brasil, essa nova onda deve se estender até o final de fevereiro, quando acontecem as festas carnavalescas e o início de março. Até lá, porém, é necessário se ter muita prudência para que a pandemia fique novamente sem controle e os óbitos venham a ficar acentuados.

Com o anúncio de que o Campus da Ufal foi atingido por um surto de Covid, o que forçou a suspensão de atendimentos presenciais, é notório de que as autoridades estejam tomando todas as precauções, agravadas com o aumento das infecções em bairros da parte baixa de Maceió.


ATÉ QUANDO?

É recorrente que muitos problemas acontecem no Hospital Geral do Estado, mas que simplesmente a Secretaria de Saúde do Estado trata a situação como de normalidade. O contrassenso é de que o Estado investe em outras unidades de saúde e deixa de lado a principal casa de emergência da capital.


MAIS FISCALIZAÇÃO

Os casos que estão se sucedendo no HGE e nas UPAs controladas pelo Estado, devem ser fiscalizadas com mais frequência pelas autoridades de saúde e quiçá pelo Ministério Público. São falta de condições de atendimento, suspeita de negligência médica e a necessidade de equipamentos para diagnósticos rápidos.


FOLHA PARALELA

Os promotores dos núcleos da Fazenda Pública e de Defesa do Patrimônio Público no Ministério Público Alagoas investigam as denúncias feitas pelo deputado Davi Maia (DEM), que acusou os gestores da Secretaria de Estado da Saúde e o governador Renan Filho (MDB) de pagar folha paralela de R$ 1 milhão, com gratificações de até R$ 70 mil/mês para plantões fantasmas; salários de servidores da articulação política do governo, de vereadores e de cabos eleitorais. O MPE recebeu extratos de pagamentos e instaurou Inquérito Civil Público.


FOLHA PARALELA 2

Os promotores que investigam as supostas “improbidades administrativas” pediram mais explicações à Saúde. As denúncias foram protocoladas no ano passado, também em outros órgãos federais e estaduais de fiscalização e controle. O deputado solicitou aos colegas parlamentares ajuda nas investigações do “escândalo”. Porém, não conseguiu apoio nem para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito, porque o governador tem apoio da maioria dos 27 parlamentares.


COVID

O Brasil registrou ontem 204.854 casos de Covid, o maior número de infectados em 24 horas desde o começo da pandemia no País, em fevereiro de 2020. O número é 49,4% mais alto que o registrado na terça-feira.


LEILÃO

A SMTT abriu exposição presencial e on-line para visitação de veículos do primeiro leilão do ano. O órgão informou que, a partir desta quarta(19), a exposição dos veículos estará aberta, seguindo até o dia 24 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 16h, apenas em dias úteis, no Pátio da Transguard.


LEILÃO 2

O leilão ocorrerá no dia 25 de janeiro, somente na modalidade on-line, através do site www.focoleiloes.com.br, a partir das 10h. Serão leiloados 116 lotes, com veículos que foram removidos por irregularidades e os proprietários não os procuraram no prazo de 60 dias. Do total, 61 veículos se encontram nas condições de conservados, 43 veículos caracterizados como sucata aproveitável e 10 como sucata aproveitável com motor inservível.


» A Santa Casa de Misericórdia de Maceió anunciou abertura, nesta quarta-feira (19), das inscrições para o concurso público de aperfeiçoamento em tomografia computadorizada e ressonância, o Fellow de Imagem 2022

» As inscrições serão feitas exclusivamente via internet (ensino@santacasademaceio.com.br) até às 18h do dia 21 de janeiro.

» A Unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai realizar coleta de sangue externa, nesta quinta-feira (20), no município de Penedo » A ação irá acontecer das 8h às 15h, em frente à Santa Casa, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.

Mais matérias desta edição