Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN21012022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/01/2022

Matéria atualizada em 21/01/2022 às 04h00

O governo do Estado vai isentar a cobrança dos 14% do Al Previdência para quem ganha o teto máximo do INSS, mas até agora não se pronunciou sobre a situação dos policiais militares cujos reformados e pensionistas estão comendo o pão que o diabo passou.

Para muitos servidores, são dois pesos e duas medidas, mesmo porquê as dificuldades financeiras de ambas as categorias, são as mesmas. Em estado de alerta permanente, as associações da Polícia Militar aguardam que o governador Renan Filho, que tem concedido benefícios recentemente a torto e a direito, sinalize positivamente aos pleitos feitos pela tropa.


INVESTIGAÇÕES

O mês de janeiro de 2022 se iniciou com os órgãos fiscalizadores, a exemplo do Ministério Público, na cola do governador Renan Filho, que nos últimos meses tem patrocinado um verdadeiro derrame de dinheiro com fins eminentemente eleitoreiros.


COFRES ESCANCARADOS

Na reta final, de 2021 tentou comprar a consciência de alunos da rede pública estadual oferecendo recompensas estranhas em dinheiro, investiu sem limite em prefeituras do interior e abriu literalmente os cofres para algumas empreiteiras que fazem a festa em Alagoas.


INSATISFAÇÃO

É clara e manifesta a insatisfação da PM com o tratamento que a tropa vem recebendo ao longo dos anos. As associações têm engrossado o coro e exigem que o governador Renan Filho encontre uma solução que minimize as perdas dos militares.


OPORTUNISMO

Ao longo dos sete anos de governo, Renan Filho sempre demonstrou grande desapreço pelo servidor público, mas, surpreendentemente, resolveu conceder alguns reajustes salariais. A fórmula? Eleições à vista.


DE OLHO

Avançar numa campanha desproporcional usando os recursos do Estado é, no mínimo, um crime eleitoral, que as autoridades devem ficar alertas. Aliás, isso é o que estabelece a legislação eleitoral num estado democrático de direito.


ÚLTIMO PRAZO

Os militares vão esperar um encontro com o governador e aguardam que até o dia 8 de fevereiro a situação seja resolvida. Até lá, possíveis negociações. Se não ocorrerem, a Assembleia Geral apontará quais os caminhos a tomar.


FALSA EXPECTATIVA

Ao agraciar municípios alagoanos com Centros de Segurança Integrados, o governo passa a falsa impressão de que está protegendo a família alagoana. É só observar as estatísticas de mortes violentes, estupros e roubos que têm acontecido com certa frequência no estado de Alagoas.


OBRIGATÓRIO

Muito embora alguns Planos de Saúde já estivessem atendendo solicitações médicas para testes rápidos sobre a Covid-19 e a síndrome gripal, agora passa a ser obrigatório depois de decisão Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Mas continua sendo necessária a requisição médica.


CENTRAIS JÁ!

A capacidade de atendimento das Centrais Já! de todo o estado de Alagoas será reduzida a partir da próxima segunda-feira (24). A medida acontece em decorrência da quantidade de servidores afastados por infecção de Covid-19 e síndromes gripais. A Superintendência de Atendimento ao Cidadão (Sac) informou que alguns atendimentos serão remanejados devido ao cenário atual. Os cidadãos que têm agendamento previsto para os próximos dias devem ficar atento ao e-mail para que a equipe das Centrais de atendimento possam entrar em contato.


» O governo federal já tem datas para a realização do Enem 2022. O MEC trabalha para aplicar o exame nos dias 6 e 13 de novembro

» As provas devem ocorrer após as eleições, como é comum em anos eleitorais. O exame direcionado para privados de liberdade está marcado para 13 e 14 de dezembro

» Um trecho do cruzamento entre as ruas Prefeito Abdon Arroxelas e Dr. Noel Nutels, no bairro Ponta Verde, em Maceió, fo interditado ontem para a realização de uma obra emergencial para recuperação da rede de esgoto » A previsão é que os trabalhos sejam finalizados na próxima quarta (26), liberando a via.

Mais matérias desta edição