Maceió,
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN21062022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/06/2022

Matéria atualizada em 20/06/2022 às 22h21

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, não resistiu à pressão e pediu demissão, abrindo a possibilidade da implantação de um novo sistema que possa aliviar os aumentos nos preços dos combustíveis.

Sua redução é uma questão de honra do governo, mas a intransigência da Petrobras esticou a corda com o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Com outro aumento sob a alegação que está acompanhando as evoluções do mercado internacional, os brasileiros estão pagando a conta.

Com a declaração do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, de que agora “o pau vai quebrar”, o governo deve adotar medidas mais duras para administrar a situação, o que deve demandar ainda muitas negociações.


COMEMORAÇÃO

A cada aumento do preço dos combustíveis nas refinarias, opositores do governo federal aplaudem, prato cheio para a campanha que na prática já começou. O governo, agora, não tem muita saída. Ou encontra um método de dar um freio de arrumação, ou está literalmente prejudicado nas eleições de 2 de outubro.


INTRANSIGÊNCIA

Mesmo com a decisão do ministro André Mendonça de que os estados passem a cobrar o ICMS do imposto estadual do diesel sobre um cálculo menor, alguns governadores ainda reagem em não cumprir a lei. Com a alta do diesel, sobem os fretes e consequentemente os alimentos, atingindo de forma generalizada toda a população brasileira.


EXPLICAÇÕES

O ministro André Mendonça deu um prazo de 5 dias para que a Petrobras explique a política e os critérios de preços dos combustíveis. Quer saber, também, como a estatal se comporta no cumprimento de sua função social.


ACIDENTE

O governador Paulo Dantas fraturou a clavícula em um jogo festivo na cidade de Igaci e deverá ser submetido a um procedimento cirúrgico, avaliação que está sendo feita por sua equipe médica.


SEM INTERRUPÇÃO

Mesmo com a clavícula fraturada, o governador cumpriu ontem agenda em Palmeira dos Índios, Porto Calvo e Maceió.


DESCUMPRINDO A LEI

Antes do jogo festivo em Igaci, onde o governador foi literalmente derrubado, fotos de candidatos circularam nos sites e nas redes sociais, numa pré-campanha já proibida pela Justiça Eleitoral. Ao lado de Paulo Dantas, o prefeito Petrúcio Barbosa e o ex-governador.


GENEROSIDADE

Antes de ir a Igaci, o governador esteve na cidade de Jundiá, onde despejou mais R$ 10 milhões em investimentos, incluindo aí a pavimentação de 19 ruas, reformas de praças e melhorias em 190 residências.


CENTRO LGBTQIA+

O Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR), que atende o público LGBTQIA+ em Maceió, está precisando de apoio para conseguir oferecer dignidade aos seus acolhidos. A casa vem sofrendo com problemas de infiltração, mofo e em sua estrutura, por causa das chuvas que vêm caindo em Maceió e no Estado nos últimos dias.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O Conselho Nacional de Justiça concluiu que houve aumento no número de projetos de inteligência artificial no Judiciário. De acordo com pesquisa divulgada pelo conselho, aumento foi de 171% em relação ao mesmo levantamento feito no ano passado. O número de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento passou de 41 para 111. As ferramentas são usadas para aumentar a produtividade e reduzir os custos.


» Os empreendedores de todo o país já podem participar, por meio do celular ou do tablet, de compras do governo federal que não exigem licitação

» O aplicativo Compras.gov.br permite que todo o processo de compra na modalidade dispensa de licitação ocorra 100% de forma digital em dispositivos móveis.

» O polo localizado no bairro do Jacintinho está dando aulas de reforço para os alunos matriculados no curso de inglês, como forma de incentivar e manter os ensinamentos e lições aprendidas durante o curso, para que durante o recesso escolar

» O Núcleo de Línguas Estrangeiras, projeto que existe há mais de 20 anos, agora também está presente no Benedito Bentes.

Mais matérias desta edição