Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN29032024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 29/03/2024

Matéria atualizada em 29/03/2024 às 04h00

A volta de Carlas Dantas à Assembleia Legislativa e a saída automática do suplente Galba Novaes, seja lá por que motivo for, demonstra o poder de força do Governador Paulo Dantas dentro do projeto de marchar com o seu candidato a prefeito, Rafael Brito.

Pode não ter sido esse o motivo, mas Galba, do MDB, hesitava em tomar uma posição política, embora seu filho Galba Netto, também filiado ao partido e presidente da Câmara de Vereadores, de há muito tenha optado por apoiar JHC na sua reeleição.

JOGO PESADO

Como nessa história toda não existe almoço grátis, a indefinição de Galba pai lhe custou sua permanência na Assembleia Legislativa – a não ser que encontrem outras soluções –, embora a contragosto do Presidente da Casa de Tavares Bastos, Marcelo Victor.

EXIGÊNCIA

Como a situação era incômoda e como essas posições dificilmente são reveladas em público pela corrente aliada, o afastamento de Galba já era tido como certo. Era apenas uma questão de tempo e esse tempo chegou.

DEFINIÇÃO

Como não dá mais para ficar em cima do muro com os pés em duas canoas, Galba Novaes está prestes a deixar o MDB e migrar para outros partidos de preferência da oposição. A mudança deve acontecer já, já.

REFORÇO

Como tem um eleitorado cativo em Maceió, Galba Novaes, se decidir ir para a oposição, certamente dará uma ajuda substancial ao prefeito JHC, que tenta a reeleição.

RECADO

Ao fazer essa mudança no seu secretariado, o Governador Paulo Dantas manda o recado de que quem não rezar na sua cartilha está fora do projeto do governo, ou seja, “quem não está comigo, está contra mim”.

CONGESTIONAMENTO

A CPI da Braskem está antenada para saber se os alagoanos estão ligados à tragédia provocada pela empresa no bairro do Pinheiro e adjacências. Ela lançou um hotsite pra receber denúncias, opiniões e sugestões, que certamente vão congestionar o instrumento disponibilizado para a população.

COMPLICADO

Quem pensou que as indefinições entre o PT e o MDB haviam cessado se enganou redondamente. As conversas sobre a composição de um vice evoluíram, mas o PT, pelo menos no momento, bateu o pé. Até agora, nem sinal de uma aliança mais próxima.

PODE, SIM

Como a vereadora Teca Nelma empurrou de goela abaixo sua filiação ao PT, lá em Brasília, quando havia reação aqui em Maceió, tudo pode acontecer, até mesmo uma aliança branca com o MDB.

DEFINIÇÕES

Filiações e traições deram o tom durante a semana de como será a campanha para prefeitos e vereadores na capital e no interior.. Ainda em cima do muro, alguns vereadores em Maceió terão que decidir pra onde irão se acomodar nessas eleições..

Mais matérias desta edição