Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5700
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN25042024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 25/04/2024

Matéria atualizada em 25/04/2024 às 04h00

O fechamento da janela de transferência, ocorrido em 5 deste mês, revelou a estabilização de alguns partidos, o crescimento de outros e perdas para algumas siglas.

Na Câmara de Vereadores de Maceió, por exemplo, quem mais cresceu foi o PL do prefeito JHC e que deverá fazer a maior bancada nas eleições deste ano. Outros, como o MDB, tiveram algumas perdas com saída de parlamentares, mas a direção do partido assegura que o crescimento em todo o Estado foi bastante visível.

FATIADO

Como só as urnas apontarão quem avançou nessa engrenagem toda, a disputa fica dividida entre o PL, o MDB e o PP, para saber quem irá ter mais votos nas próximas eleições.

EM NEGOCIAÇÃO

Definidos os pré-candidatos a prefeito, as arrumações continuam para a escolha dos vices, que deverá ocorrer até o início de junho, alguns partidos se reforçando e outros podendo ter sérios prejuízos eleitorais.

SEIS POR MEIA DÚZIA

O governo exonerou César Lira da superintendência do Incra por incompatibilidade com os movimentos dos sem-terra, mas o deputado Arthur Lira já emplacou o nome de Junior Rodrigues para ocupar a função.

ADIAMENTO

A sessão do Congresso que analisaria vetos do Presidente Lula a propostas aprovadas pelo Legislativo foi cancelada por falta de acordo entre os líderes partidários. A reunião conjunta entre deputados federais e senadores, que estava marcada para a noite de ontem, foi remarcada para ocorrer entre os dias 7 e 9 de maio. Na semana que vem, o feriado do dia 1º de maio deve esvaziar o Parlamento.

VETOS

Entre os itens na pauta estavam os vetos em relação ao projeto que restringe as saídas temporárias de presos e o que impediu R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares. A expectativa era que se os itens fossem à votação, o governo sofreria um derrota e os vetos presidenciais seriam derrubados.

ARMAS

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, 23, projeto de lei complementar que autoriza os Estados e o Distrito Federal a legislarem sobre a posse e o porte de armas de fogo em caso de defesa pessoal, práticas desportivas e de controle de espécies exóticas invasoras. O texto foi aprovado por 34 votos a 30, e agora vai a plenário, onde precisará de pelo menos 257 votos para ser aprovado.

REPRESENTATIVIDADE

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta semana pela Aliança Nacional LGBTI+, cadastrou 150 pré-candidaturas em todo o País, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa. Dos 150 pré-candidatos, 147 são para vereadores e três para prefeito.

REPRESENTATIVIDADE 2

O boletim parcial revela a existência ainda de grande concentração das pré-candidaturas desta população nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, enquanto o Centro-Oeste e o Norte do país apresentam menores números.

Mais matérias desta edição