As composições políticas em torno da Prefeitura de Maceió para o próximo ano já estão a todo o vapor, e a possibilidade do aproveitamento de João Catunda na Câmara de Vereadores é real. Pessoa muito ligada ao deputado federal Arthur Lira, Catunda ficou na primeira suplência, com mais de 5.500 votos, e sua presença na Câmara é do interesse da ala governista.
Para que isso aconteça, será necessário que a vereadora Olívia Tenório aceite o cargo de secretária da Mulher, pasta à qual, na prática, já vinha tendo acesso desde algum tempo no governo do prefeito JHC.
QUESTÃO DE TEMPO
Para aliados do prefeito, Olívia deve mesmo pedir afastamento da Câmara e assumir o cargo logo no início do próximo ano. Essa manobra teria tido a participação do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, um dos que foram apoiadores de primeira hora do prefeito de Maceió à sua reeleição.
OUTRAS SITUAÇÕES
Mas as composições políticas não vão ficar tão somente restritas à nomeação de Olívia Tenório. Outros vereadores que não tiveram sucesso nas urnas também deverão ser aproveitados por JHC, que tem se reunido constantemente com as lideranças e discutido também sobre a escolha do nome que vai dirigir os destinos da Casa de Mário Guimarães por dois anos.
DEFINIÇÃO
Como a disputa entre Galba Netto e Marcelo Palmeira tem movimentado os bastidores da Câmara de Vereadores, o prefeito JHC conversa com a bancada para encontrar uma solução que agrade às duas partes. Uma divisão neste momento entre integrantes da ala governista é o que menos interessa ao prefeito, que quer união para pôr em prática os projetos prometidos durante a campanha política.
EMBATE
Sem chegar a um acordo – pelo menos até o momento -, Galba e Marcelo podem definir a situação por via judicial, com algumas alternativas sendo estudadas pelas partes interessadas na presidência da Câmara de Vereadores. Como o assunto é polêmico e de poder, cada um tem a sua versão sobre o cargo na Casa de Mário Guimarães.
URGÊNCIA
O Ministério dos Transportes tem anunciado a retomada da duplicação da BR-101 na altura de Joaquim Gomes – área pertencente a aldeias indígenas. As duas pistas duplicadas de Maceió a Natal, no Rio Grande do Norte, estão recebendo algumas melhorias, mas a recuperação das rodovias requer uma atenção especial do DNIT. Buracos nas pistas e recuperações sofríveis têm causado reclamações dos usuários.
JUSTIFICATIVA
Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado no domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.