O balanço geral das últimas eleições realizadas em segundo turno revela uma grande preocupação dos partidos políticos sobre o definhamento das lideranças que, durante muito tempo, foram os protagonistas da política brasileira.
Para 2026, certamente que esse quadro será modificado completamente, prenunciando-se que haverá mudanças radicais e o aparecimento de novas lideranças a passos muito rápidos. O Presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro ficaram surpresos com os resultados e naturalmente deverão traçar um novo caminho a ser percorrido para não colecionar mais prejuízos.
ENCOLHIMENTO
Se o Partido dos Trabalhadores encolheu nas últimas eleições, é de se ressaltar que a direita e os partidos de centro – a exemplo do Progressista e o PSD – obtiveram lucros que não eram esperados e terão influência direta na escolha dos futuros governantes.
CONTAMINAÇÃO
Como no Centro Sul os resultados até certo ponto surpreenderam, com certeza os reflexos haverão de ser absorvidos pelos partidos no Nordeste, incluindo aí o estado de Alagoas. Pelas estatísticas, Alagoas, com 102 municípios, tem apenas uma prefeitura sob o domínio do PT.
NOVO RUMO
Os rumos com o aparecimento de novas lideranças, como o Governador Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes, em São Paulo, mexem com o restante do País, destacando-se também as eleições para prefeito em Belo Horizonte e Goiânia, com o aparecimento do também Governador Ronaldo Caiado no balanço geral das eleições.
RECADO
As urnas têm dado um recado direto às lideranças políticas de Alagoas e, naturalmente, podem aparecer novos nomes para a disputa principalmente no Senado, além de Renan Calheiros e Arthur Lira, e também para o governo do Estado.
EBULIÇÃO
O Partido dos Trabalhadores vem passando por momentos delicados depois da realização das eleições e de uma aproximação entre o deputado federal Paulão e o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves. Várias interpretações estão sendo dadas sobre o encontro, mas o que pega mesmo é o embate entre Paulão e Ronaldo Medeiros sobre o comando do diretório regional do partido.
MISSA
O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, enviou uma carta aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos da capital e de municípios da Grande Maceió convidando-os para uma missa no dia 11 de dezembro, às 9h, na Catedral Metropolitana. Na carta, D. Beto disse que intenção é celebrar o êxito nas urnas, em forma de “ação de graças e pedido de bênção do Bom Pastor por excelência [Jesus Cristo], cujos sentimentos do coração e cujas ações devem sempre nos inspirar e interpelar”.
CONSELHO
D. Beto parabenizou os candidatos eleitos e reeleitos e os aconselhou a trabalhar em benefício dos que mais precisam do poder público.