Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5844
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN08112024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 08/11/2024

Matéria atualizada em 08/11/2024 às 04h00

Mesmo faltando ainda cerca de dois anos para as futuras eleições, o tabuleiro político está em ebulição e ainda não se sabe, concretamente, quem será quem na disputa pelos maiores cargos, a não ser de Renan Calheiros e Arthur Lira, que já bateram o martelo para 2026 com vistas ao Senado.

Se a futura senadora Eudócia Caldas for para a reeleição na vaga de Rodrigo Cunha – pouco provável em face dos compromissos que já deve ter assumido – , uma possível candidatura de JHC ao governo poderia complicar ainda mais a situação.

ABRANGÊNCIA

Como tiveram um bom resultado no cômputo geral das eleições de outubro, em Maceió, a tropa de choque da situação deve definir o mais rápido possível quem é quem no futuro processo eleitoral. Afinal de contas, está em jogo quem irá comandar os destinos do Estado nos próximos anos.

CALMARIA

Embora os bastidores fervam, em público os aliados de JHC acham que este não é o momento oportuno para se definir a escalação do time que entrará em campo em 2026. Vai depender de pesquisas eleitorais para saber o que pensa o eleitorado na capital e no interior.

SEM ERRO

Até decidir se será mesmo ou não candidato ao governo do Estado, JHC vai avaliar o momento político do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que já se dispôs a disputar as eleições para substituir Paulo Dantas e não tem risco de perder sua vaga no Senado. JHC, porém, entraria numa área de risco, o que, segundo aliados, não seria prudente neste instante.

FUTURO POLÍTICO

Apostando que elegerá Hugo Motta, do Republicanos da Bahia, como seu substituto na presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira fica numa situação confortável, principalmente porque contará com o apoio do Presidente Lula.

FORÇA

Para observadores, Arthur Lira será, sim, um fortíssimo candidato ao Senado se Hugo for eleito presidente da Câmara. Deverá continuar com grandes espaços na administração federal e o compromisso de que o governo não fará campanha nem para Renan Calheiros nem para Arthur Lira, mesmo que o PT indique o nome do deputado Paulão para concorrer a uma das duas vagas no Senado.

PREOCUPAÇÃO

A direção do Partido dos Trabalhadores anda preocupada com as observações feitas pelo advogado Welton Roberto, que teria denunciado a existência de favorecimento a alguns segmentos na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral durante a campanha deste ano.

NA JUSTIÇA

Inconformado com o rebuliço causado pelas denúncias, Ricardo Barbosa, que não conseguiu ser candidato a prefeito de Maceió pelo PT, está procurando a Justiça para pedir reparação no caso do Fundo Eleitoral.

Mais matérias desta edição