Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5844
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN09112024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 09/11/2024

Matéria atualizada em 09/11/2024 às 04h00

Nem bem se encerraram as eleições e já se projeta a disputa da composição das mesas diretoras da Câmara de Vereadores de Maceió e da Assembleia Legislativa. O cenário político para 2026 entrou na ordem do dia com suposições sobre candidaturas para o Senado Federal e, também, do governo do Estado.

Mesmo com a possibilidade de o Governador Paulo Dantas ir até o fim do seu mandato ou, em outra hipótese, decidir disputar uma vaga na Câmara Federal, o cenário político ainda é completamente nebuloso, se levamos em consideração que o prefeito JHC também entrará na roda de candidaturas.

JOGO PESADO

Como as eleições de 2026 vão definir o destino de muitas lideranças, a exemplo do senador Renan Calheiros e do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, as alianças vão além do que se possa imaginar. Acordos, tréguas em discussão e outras questões são os pontos principais do cenário político que já se inicia.

AVANÇO

Independentemente da decisão que possa ser tomada, o Governador Paulo Dantas tem se destacado pelo intenso trabalho e realização de obras em todo interior do Estado, ressaltando-se a continuação da construção de duplicação da rodovia AL-101 Norte e do aeroporto de Maragogi, porta de entrada do turismo naquela região.

BASE ELEITORAL

Mesmo com bases eleitorais sólidas, principalmente nas regiões do Agreste e do Sertão, o Governador não se descuida de outras regiões, o que o fortalece politicamente e lhe dá a grande responsabilidade de opinar com força política nas escolhas dos próximos candidatos majoritários do MDB.

INDEFINIDO

Como depende de acordos pontuais, Paulo Dantas toca o barco e aguarda os rumos políticos tomarem forma, mesmo que já saiba qual a sua decisão em relação a nova candidatura nas eleições de 2026.

CONDIÇÕES

Há quem diga de que o Vice-Governador Ronaldo Lessa possa ser um entrave para a pretensão da cúpula do MDB, caso Paulo Dantas se afaste e ele assuma definitivamente o cargo. Os possíveis acordos vão dar o rumo das futuras candidaturas, que incluem nesse pacote o senador Renan Filho.

BALDE DE ÁGUA

Disposto a disputar uma das duas vagas do Senado, o deputado Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, do PT, a cada dia estaria se afastando mais de uma aliança com o MDB. Essa disposição não tem agradado ao senador Renan Calheiros, que deve disputar sua última eleição em 2026.

LIDERANDO

Ao lado do vereador eleito Rui Palmeira, que já anda de olho nas eleições de 2026, Kelmann Vieira tem assumido a oposição na Casa de Mário Guimarães. Ele tem demonstrado que será uma pedra no sapato do prefeito JHC e já questiona o orçamento da Câmara.

Mais matérias desta edição